sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Falta de memória ou de atenção

infográfico publicado em A Tribuna de autoria de Mônica Sobral

Quantas vezes você já ouviu seu filho dizendo que “ deu um branco” na hora da prova? Frequentemente, não lembramos de fazer algo ou de determinada informação porque não prestamos atenção no que era para ser feito ou aprendido. O problema não é de memória, mas de falta de atenção.  Numa era em que tudo aparece num clique, a memória não tem sido exercitada recentemente. Como podemos exercitá-la?
Especialistas recomendam exercícios  físicos,  cuidado com a falta de sono, deficiência de vitaminas e manter o foco. Como  educadora,  acrescento alguns estímulos  como a leitura que pode ser de livros, periódicos, revistas, enfim algo que estimule a cognição e influencie a criatividade.
Por que   a atenção é tão importante?  A informação é recebida pelo Tálamo e processada pelo Córtex frontal. Tudo isso é enviado ao Hipocampo responsável pelo armazenamento das informações. No momento em que tentamos resgatar uma informação, o lobo frontal envia estímulos para o hipocampo que busca os fragmentos do que foi captado. Ter conhecimento desse processo explica a importância da atenção no momento da aprendizagem. Focando e posteriormente revendo a informação recebida ajudam o cérebro  a armazená-la adequadamente. Este é o processo que se chama de estudar todo dia, ou seja rever o que acabamos de aprender. Quando o cérebro recebe a informação pela segunda, terceira vez, registra esse conhecimento como relevante  e arquiva.
Outro ponto importante, é o estado emocional. O estresse e a ansiedade liberam substâncias que atrapalham a memorização e a recordação. Por isso, respirar fundo várias vezes, procurar acalmar-se  e lentamente ir buscando as associações feitas,  recuperará  de volta o que aparentemente está esquecido. Em busca de desenvolver esta habilidade, muitas escolas estão incluindo yoga ou meditação em suas grades. Buscam potencializar a aprendizagem melhorando a atenção e propiciando o relaxamento necessário.
Certamente, técnicas de estudo e de funcionamento do cérebro cooperam com o sucesso na vida escolar. O auto-conhecimento é fundamental.

Empresas parceiras:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.