sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cromoterapia e dificuldades de aprendizagem


Ao assistir uma palestra sobre terapias holísticas e o campo energético humano com Janaina Rosa, foi impossível não pensar em como essas terapias poderiam ajudar meus queridos alunos com TDAH e outras dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
A palestrante  dissertou sobre diversas terapias e ao ser perguntada sobre as dificuldades de aprendizagem, ela me explicou que, nesses casos por mim mencionados, pode haver um desequilíbrio de energia  no cérebro e é possível equilibrar essa energia de forma a amenizar ou  curar as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
Empolgada com esta possibilidade, voltei a ler as anotações feitas durante um curso de seis meses que fiz sobre cromoterapia e comecei a alinhavar algumas ideias. A cor violeta, mistura de azul com vermelho, alia a energia do vermelho, cor energizante e estimulante, à energia do azul considerado  um tom calmante, pacificador e neutralizante de energia  negativa. Ainda segundo a cromoterapia, o tom violeta é capaz de controlar a fome excessiva, os batimentos cardíacos, alivia a enxaqueca e estimula a parte superior do cérebro. Vale salientar,  que  em muitos  portadores de TDAH foi comprovada uma alteração nessa mesma área do cérebro, além da parte frontal.
Há outras qualidades atribuídas ao violeta como  a diminuição da  irritabilidade,  o aumento do autocontrole e da autoestima- tão afetada pelo portador de dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
A recomendação dos terapeutas é  que  a utilização desse tom é muito útil em ambientes onde se requer a concentração, ou seja, exatamente o que se requer do aluno. Gostei da explicação da Janaina, ao dizer que a mistura do rosa = amor com o azul é o equilíbrio com amor.E esta é justamente a minha proposta: que os professores  não rotulem ou sentenciem os alunos, mas procurem trabalhar juntos e fazer a diferença na vida deles.Talvez, assim como os hospitais estão trocando o tom branco pelo verde, cor cuja vibração proporciona saúde física com propriedades anti-inflamatórias, anti-infecciosas e bactericidas dentre outros benefícios, talvez, esteja na hora de replanejar a cor das salas de aula e de estudos.


Um oferecimento:



        

9 comentários:

  1. Francisco Luiz Sarsano de Godói29 de setembro de 2012 às 07:14

    Anna Silva. Há muitos anos, na década de 70, participei de um Congresso sobre Parapsicologia, onde uma das palestras foi a Cromoterapia. Desde então, o assunto sempre me cativou e interessou. Somente agora, quando enfartei e estive internado por dezessete dias na UTI, tive a oportunidade de ver e sentir os seus efeitos sobre a minha pessoa. Pela primeira vez, fora do meu circulo familiar, eu dando este depoimento, de ter visto e sentido o seu uso e aplicação sobre a minha pessoa, estando eu totalmente desacordado e fora do ar.
    Se antes conhecia, a partir de agora, pude sentir as suas vibrações e aplicabilidade, assim como o seu uso no plano etéreo.
    A partir de então, acredito piamente que o uso das cores (cromoterapia) pode trazer um grande avanço na ciência e o seu uso ser aplicado na solução de grandes problemas.
    Parabéns por trazer esse assunto cativante a baila.

    ResponderExcluir
  2. Como dizia Shakespeare "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia". Acredito que desconhecemos muitas coisas e muito pode ser feito.Por isso, estou estudando e com esperança de melhorar a vida de meus alunos com dificuldades.Obrigada pelo depoimento!

    ResponderExcluir
  3. CORES que FAVORECEM a APRENDIZAGEM!

    Você que trabalha com crianças já fez m levantamento de qual é a cor que termina primeiro no estojo de cada uma?Pois é, uma professora e colega de trabalho observou que a cor amarela era a campeã,seguida da vermelha.Também comecei a observar as crianças que atendia e coincidência ou não, as cores foram as mesmas.Nós atendíamos crianças no NAPE(Núcleo de Apoio Pedagógico) encaminhadas pelas escolas próximas para auxiliar nas dificuldades inicias de alfabetização.
    Concluímos que essas cores revelam as emoções de nossas crianças ao se defrontarem com as questões e desafios de aprendizagem.Então comecei a observar e empregar estas cores com planejamento de materiais e ambiente para favorecer a aprendizagem e o comportamento das mesmas.
    Estudo o tema e quero compartilhar com vocês meus registros e leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb quero!! Me manda email: anna.mss@hotmail.com coloca como assunto cromoterapia para não ir pra caixa de spam..Vamos trocar ideias e técnicas.

      Excluir
  4. A influência ergonômica da cor no ambiente educacional: uma revisão do site www.ebah.com.br/ encontrei paráfrafos que considero importante que merece atenção!
    Efeitos da Cor
    Léger (1989) estabelece a cor como algo de necessidade vital assim como a água e o fogo, sendo sua ação não só decorativa, mas também psicológica. Nesta visão a cor é um elemento atuante no sistema relacional professor, aluno e ensino, condicionando as pré-disposições de estado de espírito dos educandos e educadores e suas percepções do espaço. Azevedo et al. (2000), considera que todas as atividades humanas sofrem influência de três aspectos: físico, cognitivo e psíquico, e que a conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, confortáveis e eficientes. Em uma abordagem ergonômica é necessário conhecer a atividade que se desenvolverá no ambiente antes de configurá-lo. No caso de um ambiente de ensino, para as atividades a serem desenvolvidas, é necessário estabelecer uma sensação de conforto ambiental que propicie a criatividade, motivação, interação, evitando assim ambientes que gerem fadiga e monotonia, que impeça o processo de aprendizagem.
    O ideal é usar uma cor quente e uma cor fria. Para Lacy (1996)A , existem algumas cores que seria sensato incluir na decoração em ambientes de aprendizagem, como o laranja que ajuda a liberar as emoções reprimidas dos alunos e o azul que possui um poder terapêutico, (Tabelas 02 e 03) sendo que “[...] a energia bloqueada por sentimentos de inadaptação e frustração pode resultar em explosões de agressividade e raiva. Sob orientação, o laranja tem o poder de canalizar essa energia para alguma atividade criativa e, ao mesmo tempo, de vitalizar a pessoa”. LACY (1996, p. 46). Esta autora ainda afirma que “[...] o uso certo das cores pode resultar numa relação melhor entre professores e alunos”. (LACY 1996, p. 47).
    Um forte abraço e mais uma vez parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  5. selecionei algumas abordagens que comprovam o poder das cores.

    Amarelo representa luz, vida, ação e poder.
    É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas ideias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora.


    Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza.

    Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que tem dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade.


    O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente.

    Amarelo-ouro:Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência.

    Amarelo-claro:Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor.

    Amarelo-escuro: Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo.
    Amarelo-mostarda:Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia.

    Vermelho é calor, energia, sensualidade.
    Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente.
    O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas.
    Laranja é uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade. Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.
    Me desculpe a invasão mais é um assunto maravilhoso e vc nos estimula muito com seus textos,Um lindo e inspirado final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi invasão alguma!!! Amei!!Obrigada!! se vc me permitir farei uma publicação com essas informações. Me manda email: anna.mss@hotmail.com

      Excluir
  6. Pode publicar tudo,eu é quem adora suas publicações,vc está de parabéns Vc é super do bem !!!!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.