De olho no futuro!


jul02

DE OLHO NO FUTURO!!

COLUNA DO EDUCADOR
Foto: DE OLHO NO FUTURO!!
    Muito me tocou a matéria sobre a situação do professor nas escolas. Embora hoje eu esteja numa situação profissional extremamente confortável, meu início de carreira foi, também no ensino público e isso não faz tanto tempo assim. Formei-me em 1985, em 1986 passei no concurso para professores do Estado e assumi meu cargo de professora titular de língua estrangeira em 1987 na escola Zulmira Campos.

    Tenho excelentes recordações desse tempo. Eu, com apenas 22 anos, ministrava aulas para todo o ensino médio noturno. Muitos de meus alunos eram mais velhos que eu, pois a repetência e a evasão sempre foi grande nas escolas públicas. Com certeza, meus alunos eram muito mais vividos do que eu, pois todos começaram a trabalhar muito cedo, tiveram infância muito difícil e, muitas vezes, sem dinheiro para se alimentar. Cheia de ideais típicos de recém-formada, propus-me a fazer a diferença nesse meio. Na época, eu já lecionava em duas das melhores escolas particulares da cidade. Porém, era lá no Zulmira que eu me realizava de verdade, pois lá, com todas as dificuldades financeiras deles, eles tinham vontade de vencer.

    Naquela época, o sinal batia às 23:10 e após o sinal, pasmem, os alunos me acompanhavam até o ponto do ônibus e aguardavam comigo a chegada do meu ônibus. Eu dava aulas de inglês, mas explicava outras matérias de graça, fora do meu horário ou nos horários livres para aqueles que queriam prestar concurso público. Sei que fiz a diferença na vida de muitos e até hoje encontro com muitos deles que me reconhecem e vêem conversar comigo. Era uma escola muito bem dirigida onde eu tinha todo apoio pra fazer meu trabalho. Pedi minha exoneração em 1992, pois em termos salariais, eu estava pagando pra trabalhar e chega uma hora na vida que a gente tem que pensar financeiramente., sem emoção ou idealismo. Ano passado, vi com tristeza , na própria TVTRibuna, uma matéria sobre as condições precárias dessa escola e fiquei muito triste.

    Ao assistir a matéria sobre as licenças médicas e o burn out, fiquei muito triste, mas ao mesmo tempo feliz.Pois acredito que a sociedade começa a ver o que está acontecendo. É um problema da sociedade como um todo. Tenho várias amigos nessa situação que envolve não só as escolas públicas, mas também as particulares. Jovens sem limites, sem concentração, sem vontade ou motivação , diretores com medo de perder clientes, pais sem tempo. A escola virou uma instituição onde os pais largam os filhos. Hoje, o professor tem que ensinar a cumprimentar, a não falar determinadas expressões na escola, a sentar, a respeitar a natureza e o colega. Muitos pais delegaram essa função para a escola e ainda se dão ao luxo de não apoiar a escola em suas decisões.Veja que, embora tenha sido no século passado, não faz quinze anos que eu me exonerei. Porém, nestes, quinze anos, a situação piorou muito.

    Já faz algum tempo que estou numa campanha pela gentileza. As pessoas esqueceram-se de ser civilizadas. Mal se cumprimentam e sob a égide se não se meter na vida alheia não colaboram com ninguém. Cada um vive sua vida corrida e nossos valores estão se perdendo. Em meu blog, tenho questionado e alertado as pessoas para isso. Corremos tanto, abandonamos nossas famílias e amigos, não temos tempo pra nada. De que serve viver assim?

    A sociedade precisa movimentar-se. As pessoas precisam PARAR e MUDAR. O caminho de volta é longo. A solução? A longo prazo. Não há solução imediata. O que fazer para reverter este quadro? Empenho de todos. A escola precisa modernizar-se. Estamos na era da tecnologia, não dá mais para se limitar à lousa e giz. Os pais precisam dispender tempo qualitativo com seus filhos. O governo precisa dar apoio financeiro e acadêmico para as escolas. Ou começamos a mudar já, ou não haverá volta. Estamos criando uma geração sem limites e sem instrução formal. O futuro está em risco.

    Anna Maria Santos da Silva

    Anna, um grande beijo e muito obrigada pela sua contribuição aqui no blog!!

    Audrey Kleys
    http://hotsites.tvtribuna.com/tvtribuna/blogaudreykleys/?idCategoria=11
    Publicado no blog de Audrey Kleys :
    Audrey Kleys Postado por: Audrey Kleys - 02/07/2011   

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.