sábado, 25 de agosto de 2018

Desafios do profissional no mundo contemporâneo


Aparentemente, a habilidade para usar a tecnologia é a grande habilidade exigida dos jovens profissionais. Entretanto, engana-se quem acredita ser esta a preponderante ou única. O que mais se espera de um profissional?
Acredite a lista é longa e os processos seletivos estão cada vez mais voltados para outras habilidades além do CV. Um bom currículo é importante para  ajudar a passar para a segunda fase do processo que seria a entrevista ou as dinâmicas de grupo. Todavia, do que se constitui um bom currículo?
Uma das qualidades que se busca neste novo profissional é o interesse em buscar conhecimento. Assim, um bom currículo precisa ser variado, envolvendo cursos, palestras, simpósios e em diferentes áreas. Este tipo de currículo demonstra uma pessoa com esta sede de conhecimento em áreas diferentes além da principal. Concomitantemente, fluência em línguas, agrega muitos pontos e, com um intercâmbio mais ainda.  O conhecimento de língua traduz a vontade de expandir conhecimento e o intercâmbio agrega experiências, o aprendizado de viver outras culturas, a habilidade de adaptação e autonomia. Para fechar com chave de ouro e garantir uma oportunidade na próxima etapa do processo, faz-se necessária a participação em projetos voluntários. Esta preocupação com o outro agrega tanto em termos de desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe, como também, revela um olhar para a comunidade.
E o que mais se espera de um profissional?
Saber se comunicar vencendo a timidez, analisar dados e tomar decisões unindo a técnica e a emoção. O domínio de habilidades sócio emocionais está em alta e será verificado nas atividades desenvolvidas nas etapas seguintes do processo seletivo. Seja franco, de nada adianta camuflar a verdade, por isso, trabalhe o auto-conhecimento. Analise seus pontos fracos e desenvolva as habilidades necessárias. Não tema confessar que tem certa inabilidade e está trabalhando para melhorá-la. Este fato colocará você numa posição melhor do que não admitir ou sequer ter conhecimento da inabilidade.
Tempos modernos com mais exigências. Prepare-se.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.