sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Um artista..uma história para contar



O que um artista é capaz de fazer? Ele pode te fazer sorri, gargalhar, chorar, pensar.
Bem, Peter Eisenman me fez ficar triste, pensativa e com medo. Visitando o Memorial do Holocausto, senti-me assim.
O dia não poderia ser mais propício:  cinza, nublado, frio, muitoooo frio naquele ponto que uma leve neve cai, mas sem a beleza, só o frio que congela e dói fundo..penetrante...aquele tipo que chega nos ossos, na alma e te derruba......as emoções oscilam entre medo, tristeza e depressão. Caminhar pelos corredores pretos, entre caixas que pareciam túmulos..ora gigantes..ora pequenas...o chão em desnível...a distância que parece estreitar-se esmagando os que ousam caminhar. Os blocos de cimento têm altura e largura variada, então o que aprece ser organizado, na verdade só parece...gera insegurança e instabilidade.  Não se sabe quem está na próxima esquina: amigo ou inimigo?
Embaixo, desta obra de arte super interativa e com esse sentimento de tristeza, medo e opressão, dirigimo-nos ao museu no andar inferior. Relatos, objetos, fotos, fatos, a história de horror contada por quem a viveu.




Lendo as cartas e cartões postais, pensei quem gosta de escrever, sempre escreve, não importa o quão difícil a situação esteja. É como um paliativo, uma catarse...assim, entendi a Anne Frank e seu diário.  Todos os filmes e livros passaram pela minha mente...A que ponto um ser humano pode chegar? O que uma pessoa pode levar outros a fazer?
Saí reflexiva, porém uma nova pessoa. Dali, fui correndo visitar ouros artistas na Galeria ao ar livre do Muro...queria continuar nas artes, porém precisava respirar! Esta visita, eu conto depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.