terça-feira, 18 de junho de 2013

Alecrim: alegria ou concentração?

Sempre buscando uma forma de ajudar as pessoas com TDA, descobri lendo o livro Aromaterapia e massagem de Maxwell-Hudson, 2000, que o alecrim vai muito além de ser um provocador de alegria. O nome alecrim origina-se de alegria e realmente  tem  propriedades estimulantes, despertando a sensação de bem – estar e alegria.
Na Idade Média, era levado  para ajudar em situações difíceis,  usado  para ativar a circulação, aliviar sintomas de resfriado e como antibactericida, sendo queimado em quartos de pessoas doentes.
Em 1987, pesquisadores  alemães confirmaram que o alecrim tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central. Portanto, ajuda nos estudos e na concentração. Para obter esse efeito, é aconselhável difundir o aroma no local onde estiver estudando, passando no pulso, tomando um banho ou umedecendo um lenço. Voltar a sentir o aroma, estimulará as células e recuperará a memória do que foi estudado restabelecendo as conexões estabelecidas durante os momentos de estudo. Assim carregar, como na Idade Média, um pouco do aroma num lenço poderá auxiliar a manter o foco e re-avivar a memória, porém cuidado não deve ser usado por aqueles que são hiperativos ou têm problemas de pressão alta.


11 comentários:

  1. Quer dizer que se eu cheirar um montão de alecrim vou conseguir decorar a Tabela de Logarítmos ou entender as aplicações do Determinante de Vandermond?

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKK amei!!! tenta e depois me conta... Presico de dados pra minha pesquisa..Na verdade, o alecrim ajuda a manter o foco, a concentração. No mundo plugado de hj, é difícil para algumas pessoas conseguir ficar atento por um período mais estendido.Deposi, me fala. Obrigada pela colaboração!

    ResponderExcluir
  3. Estou cheirando alecrim desde ontem e o máximo que consegui até o momento foi deflagrar uma crise de espirros que não tem fim e a Tabela de Logarítmos cada vez mais distante.
    Como a esperança é a útima que morre, continuarei cheirando alecrim.
    R.FLOYD

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe que tipo deinteligência vc tem? Alguma pessoas memorizam escrevendo, outras lendo, outras ainda falando em voz alta..como seu cérebro funciona? Isso é fundamental para desenvolver técnicas de aprendizagem efetivas.Dê uma olhada neste texto: textos:http://considerasobreeducacao.blogspot.com.br/2013/02/tecnicas-de-aprendizagem.html
    E boa sorte!! Vc tem rinite alérgica ou desenvolveu com o alecrim? É atribuído ao alecrim o poder de propiciar uma sensação de felicidade. Vc deve estar bem feliz. Espero!! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Anna:

    Se eu soubesse exatamente como o meu cérebro funciona, se é que funcionou algum dia, aí sim, seria um homem feliz. Tenho algumas teorias sobre técnicas de apredizagem e acredito que memorizar apenas não é o bastante. Existem técnicas diferentes para diferentes matérias. A Matemática, por exemplo, exige repetição de exercícios à exaustão e, lógico, entendimento do problema. Se não entendermos o problema, não podemos nem iniciar a resolução. Português exige leitura e conhecimento de gramática, e por aí vai...

    O alecrim foi o responsável pelo acesso de espirros pois não tenho rinite.
    De qualquer forma, vou encontrar as explicações lógicas para o odioso e sinistro Determinante de Vandermond, seguindo a sua orientação: cheirando. Alecrim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com técnicas e dedicação, sempre encontramos umas pedras no meio do caminho, não é? Quando conseguir decifrar o Determinante de Vandermond que me faz lembrar Voldemort (Lorde das Trevas em Harry Potter), me conte. Estou torcendo por vc!! Já tentou cromoterapia??rs..rs Abraços.

      Excluir
  6. Estou tentando a cromoterapia e, neste momento, acendeu a luz vermelha porque, por mais que tentem me explicar, não consigo admitir que o fatorial de 0 é igual a 1.
    Por favor, socorro!!! 0! = 1
    R.FLOYD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Números são enlouquecedores!!!! Será que não é a ansiedade que não está permitindo que vc "enxergue "- se é que este é o termo adequado - a solução. Experimente fazer como os grandes gênios, descanse um pouco. Quem sabe a luz amarela não vem em sonhos com a resposta..Muitos cientistas alegam ter vislumbrado o entendimento em sonhos!

      Excluir
    2. Caro R.FLOYD, como Vandermond também era músico, violinista se não m engano..tente ouvir música clássica!Vc não está em férias?

      Excluir
  7. Anna:

    Cromoterapia com alecrim e Richard Wagner em Cavalgada das Valquírias a madrugada toda resolverão o meu problema com a Matemática?
    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu texto sobre cromoterapia para te acompanhar:http://considerasobreeducacao.blogspot.com.br/2013/05/um-mundo-colorido.html
      Caso isso não resolva, abandone os números:http://considerasobreeducacao.blogspot.com.br/2013/05/qual-o-seu-numero.html
      Só estou brincando com vc. Descanse durante a madrugada, uma mente cansada não raciocina..Tente ter uma boa noite de sono!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.