sábado, 25 de maio de 2013

Um mundo colorido


Desde que  a televisão e as fotos deixaram de ser em PB, tudo ao nossos redor parece ter explodido em cores. Na verdade, nosso mundo é uma miríade de cores e formas apaixonante. Neste jardim  em que vivemos, vale a pena saber aproveitar dos benefícios das cores para melhorar a saúde, as emoções e a intelectualidade. Cromoterapia é um assunto apaixonante para mim e recebi como um presente um comentário em uma das minhas postagens que gostaria de compartilhar com todos para que passemos a utilizar a força energética das cores como aliada:

Amarelo representa luz, vida, ação e poder.
É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas ideias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora.Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza. 
Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que tem dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade. 
O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. 
Amarelo-ouro:Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência. 
Amarelo-claro:Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor. 
Amarelo-escuro: Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo. 
Amarelo-mostarda:Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia. 

Vermelho é calor, energia, sensualidade. 
Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente.
O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas. 
Laranja é uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade. Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.
Sugiro a leitura de uma outra postagem: http://considerasobreeducacao.blogspot.com.br/2012/09/cromoterapia-e-dificuldades-de.html?showComment=1368757335221#c9080957149030987269
Obrigada  pela valiosa contribuição! 


Um oferecimento:




12 comentários:

  1. Adorei Anna,é isso mesmo muita cor em nossas vidas,vou te mandar mais coisas sobre a cromoterapia,abraços

    ResponderExcluir
  2. Mais um resuminho de cores p/vc ! E tm o verde e o azul
    As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

    O preto permite a autoanálise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

    O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

    O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

    O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

    A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

    A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.

    O laranja, além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.

    O cinza promove equilíbrio e estabilidade.

    O rosa significa romance, sensualidade, beleza.

    A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

    O marrom associa-se à estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.

    ResponderExcluir
  3. O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Místicos acreditam que facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância.

    Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. Indicada para todos os ambientes, mas sempre com moderação. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o.

    Cor universal da natureza, atualmente está muito associado a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia.

    O verde é uma cor sempre indiferente e calma, que não se dirige para nenhuma direção, nem encerra qualquer elemento de alegria, tristeza ou paixão.

    O verde limão, mais vivo e amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado.

    O verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

    O verde claro significa contentamento e proteção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando minha filha nasceu, decorei o quarto de verde para que trouxesse saúde, após alguns anos, tive que sucumbir ao rosa que ela amava..Surpresa, aos treze anos ela quis redecorar o quarto de verde.

      Excluir
  4. Significado do Azul
    O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli” o que é uma clara referência à cor da pedra lápis-lazuli. É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
    A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade.
    O azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicado para acalmas a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos.

    Azul é cor profunda. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade.

    O azul escuro, é considerado uma cor romântica, no entanto, em demasia, pode expressar um certo tom de monotonia. Quando sombrio, o azul transmite a sensação de infinito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando meu filho nasceu, decorei o quarto com amarelo visando desenvolver o lado intelectual. Ao fazer sete anos, quando redecorei o quarto mudei para o azul, justamente visando acalmá-lo! Acho que acertei!!

      Excluir
  5. Significado do Anil
    Já que as pessoas costumam se confundir entre as várias denominações para as cores que surgem da mistura do vermelho com o azul e já que não há um regulamento quanto a essas classificações, vamos considerar que o roxo e o violeta sejam a mesma cor, e que sejam uma mistura equilibrada entre o vermelho e o azul. Consideraremos também que as cores púrpura ou magenta estão mais para o lado do vermelho (mais vermelho na mistura) e que as cores lilás e anil estão mais para o lado do azul (mais azul na mistura).
    O anil é um roxo pendendo mais para o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor anil é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

    Anil simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

    O anil representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação. Qualquer outra cor é só pedir ok ! amo esse tema.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Luiz Sarsano de Godói26 de maio de 2013 às 14:53

    Nada a comentar. Tudo o que poderia ser ditome explicado, em relação as cores nominadas, já foram totalmente dissecadas. Agora, cabe somente a nós nos beneficiarmos da cromoterapia para melhorar o nosso viver.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por me permitir comentar este assunto,e saiba que mantemos na memória tudo que é posto na primeira infância,cores,musicas,tudo que está no ambiente em que vivemos,eu colocava Enya,uma unica musica,pois é a favorita de um deles,e por ai vai...Que vc tenha uma linda e colorida semana,um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!Adoro Enya..tb escuto muito em casa e no trabalho..Eu que agradeço a colaboração e aguardo mais!!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.