quinta-feira, 30 de maio de 2013

Qual o seu número?

Os números são realmente importantes? Há números por toda a parte: nas casas, nos carros, nos quadros, na música, no vestuário,  no dinheiro,na base de tudo, estamos cercados por eles. Por isso, talvez, damos mais importância às informações numéricas do que à essência das pessoas. Por exemplo, sabemos ou procuramos saber: o número do telefone, a idade, o endereço, a altura, o peso, quanto ganha, quanto gasta, quanto tempo durou,quanto custou, o número do calçado ou da roupa.  Observando tudo isso, sinto-me resumida ao número do meu RG e do CPF, aliás quem não sabe de cor esses números não faz nada,  não compra nem um sanduíche.
Quando era adolescente – há bem pouco tempo atrás, diga-se de passagem, rs- olha aí mais um número, o tempo – lembro-me que uma professora ao  pedir que nos apresentássemos disséssemos nossa cor favorita. Na época, minha cor favorita era o rosa e, após ouvir atenciosamente a todos nós, ela explicou que a nossa classe era uma classe calma, pois a grande maioria dissera que o azul era sua cor favorita. Além disso, ela foi explicando o significado, em linhas gerais de cada uma das outras cores. Para mim, por exemplo, ela disse que a preferência pelo rosa indicava uma pessoa amorosa e possuidora de uma energia equilibrada.Senti-me fora do grupo onde quase todos escolheram o azul, porém a explicação dela, confortou-me. Lembro-me que fiquei fascinada com as explicações e com a professora de tal maneira que jamais esqueci aquela aula inaugural e iniciei muitas das minhas aulas da mesma maneira, pois achei uma forma excelente de ter uma visão geral dos alunos e da classe como um todo de maneira rápida.
Neste momento em que revejo essa aula, verifico que, como me foi dito num comentário “mantemos na memória tudo que é posto na primeira infância”  e essas memórias podem nortear nosso futuro e nossas escolhas de uma forma inacreditável, embora inconsciente.
Ao escrever esse texto, aquela aula brotou rapidamente em minha mente e, com ela, aquela sensação de  admiração por alguém que enxergava ou, pelo menos, buscava ver além dos dados pessoais.
Qual a sua cor favorita? E das pessoas que vivem em sua casa?  De seus amigos? Daquela pessoa que você acabou de conhecer? Busque a essência e não os números, especialmente quando estes são meros indicadores do que temos e não do que somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.