terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um novo parto


Eu era ainda adolescente quando li que o parto mais difícil não é o físico e sim o parto da independência quando, já adulto, os filhos quebram aqueles laços  que os mantiveram ligados à genitora, como um cordão umbilical invisível,mesmo após a separação física.
Na época, compreendi o que minha mãe deveria estar sentindo, pois eu estava terminando a faculdade e começando efetivamente uma vida adulta.
Assim, o tempo passa fugaz e deparo-me enfrentado uma situação semelhante. Minha filha está prestes a iniciar sua vida independente e longe de mim. Este parto é realmente difícil.
Apesar de confiar na formação que ofereci e, principalmente, no ser humano que ela se tornou, fico triste ao imaginar-me sem a companheira agradável e alegre que ela é. Não, não sinto saudades da época que ela era pequena. Tenho boas lembranças e carrego em minha mente  e em meu coração momentos e sentimentos memoráveis, embora também difíceis e não quero retornar a eles. Vivencio sentimentos contraditórios e confusos. Por um lado, sinto em meu coração muito orgulho, por outro lado muito medo e a dor da separação. A saudade dos momentos que ainda vivo  e o medo da nova vida: a minha e a dela.
Não há culpados: não são os hormônios, nem a falta de vida própria. É a roda da vida que segue seu rumo. Aprender a lidar com o novo e reiniciar. Afinal, tudo se transforma, muda, nada é permanente. E como costumo dizer só encontra o novo quem se permite abandonar o velho. 
Esta noite sonhei que eu precisava atravessar um lago. Eu via bem as águas plácidas e nada ameaçadoras; entretanto, um terror estava instalado dentro de mim. Adoro a praia, o mar, a piscina e estar na água, todavia,ao mesmo tempo, temo a água. Uma ansiedade desmedida crescia dentro do meu peito enquanto eu olhava para o lago, o barco e a necessidade de atravessar. A dúvida e a angústia cresciam concomitantemente com a vontade de vencer, pois minha presença se fazia necessária do outro lado.Enquanto, hesitava entre ir ou ficar, escutei minha filha gritando: “A minha mãe tem pavor de água!!! Ela só se aventura quando ela confia em quem está com ela.”
Ao contar este sonho para minha filha, ela disse: “Mãe, claro que eu sempre te ajudarei a atravessar a água, mas mesmo que algo acontecesse, um monte de gente estaria lá pra te salvar!!”
Compreendi a mensagem. O sonho me indica que o lago é tranqüilo e, embora, com medo, o lado de lá está perto e fácil de atravessar. Tenho os meios e os motivos. E com minha filha, a certeza de que ela sempre estará por perto quando eu precisar, mas que há um monte de outras pessoas também comigo. Não estou só nem abandonada, apenas começando um novo ciclo.
E que venha!!!

3 comentários:

  1. sim, querida...chegou enfim o momento da pequena borboleta sair do casulo...Momento de crescimento e de aprendizado!
    Aprendizado mútuo, aliás,mas como você mesma já sabe,você e ela estarão amparadas por muitas pessoas que as amam simplesmente, e mesmo não estando sozinhas, ainda assim sempre terão a amizade, a cumplicidade e o respeito que construíram como mãe e filha!
    abraços e sucesso para as 2, na nova jornada!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Anna!!!!!
    A "separação"é difícil,mas nescessária em determinados momentos...Ë vida que segue!!!!
    Resta a nós , mães,o controle da nossa ansiedade e assistir com muito orgulho o desempenho da nossa cria nesta nova etapa.......Bjos

    ResponderExcluir
  3. Com certeza não é fácil. Passei por isso. Primeiro a alegria por minha filha ter ingressado na USP, a universidade mais concorrida do Brasil, euforia , animação... mas depois... no dia a dia é que a "ficha vai caindo".
    Confesso que passei por dias muito difíceis. Minha filha sempre foi companheira DEMAIS. Cheguei até a sentir um pouco de depressão... Mas nada que o tempo não cure.
    Hoje , ao ver minha filha caminhando tão bem sozinha e feliz profissionalmente dá para dizer que realmente é mais um ciclo da vida que passa...
    Com certeza Anna, sua filha vai corresponder muito bem a toda a educação e amor que você passou para ela. Felicidades. Um beijo

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.