terça-feira, 6 de novembro de 2012

Velhas técnicas, novos resultados.


Qual a relação entre aprender inglês e culinária ou jardinagem? Pode parecer mais uma daquelas perguntas sem nexo, porém há uma relação muito importante que é o ato  de vivenciar a realidade.
Normalmente as crianças aprendem inglês muito rapidamente, porém também esquecem na mesma proporção. E, para driblar esta desvantagem, precisamos buscar ferramentas que propiciem a construção do conhecimento de uma maneira lúdica, prática e inesquecível. Uma das maneiras de criar este momento é durante as aulas de culinária.
As aulas de culinária servem como apoio para ensinar vocabulário referente aos alimentos, assim como ensinar a expressar a cronologia dos atos. Como estes momentos também são propícios para conversar sobre  hábitos alimentares, o leque para discussões e trabalhos sociais se expande muito. Agregado a tudo isso, está o aspecto lúdico que a própria natureza das aulas evoca e a mudança do ambiente da sala de aula.
Seguindo a mesma linha, temos as aulas de jardinagem. Além de trabalharmos o vocabulário, também discutimos questões de meio ambiente, água, crescimento, vida nas cidades e há mais uma vez a saída de sala de aula. Esta mudança de ambiente e a aula prática em que os livros e carteiras ficam de lado são  suficientes para imprimir uma forte  imagem no cérebro e perpetuá-la na memória permanente.
Ainda  é importante ressaltar que não pode ser uma aula criada de última hora sem preparo e sem continuidade. É um trabalho coletivo que exige planejamento e continuidade; entretanto, neste momento tão tecnológico que vivemos, esta volta às origens e ao método tradicional tem o poder de inovar e surpreender trazendo resultados eficazes. 

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