terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pedras, adjetivos e solidariedade


Sísifo, na mitologia grega, foi condenado  a rolar uma pedra enorme e pesada até o topo de uma montanha, porém, uma vez levada ao topo, a pedra rolava montanha abaixo, tornando vão todo o esforço de Sísifo que era obrigado a recomeçar sua empreitada novamente.
Lembro-me deste mito,a toda vez que me  perguntam como consigo ensinar a mesma matéria dia após dia sem me cansar. Nesses momentos, fico imaginando se a pessoa vê os professores  como Sísifo que todo dia leva a pedra ao topo e recomeça a tarefa novamente pela manhã exatamente da mesma maneira.
Na verdade, rotina é algo que não existe em nossa profissão pois cada grupo é totalmente diferente do outro em seus gostos, dificuldades e visão frente à vida.
Hoje, por exemplo, eu teria que ensinar adjetivos e, ao preparar minha aula, busquei uma maneira diferente de trabalhar o vocabulário e, ao mesmo tempo, passar a noção de valores e solidariedade.
Após ter trabalhado o vocabulário da forma apresentada pelo livro, acessei na internet o blog WORD ROCKS ( http://www.wordrocks.net/ ) e juntamente com os alunos exploramos o  projeto e os objetivos desta divertida,  porém séria proposta. Este projeto lançado na Califórnia objetiva distribuir pedras com inscrições positivas aleatoriamente pelos lugares onde passamos. Espera-se que a pedra certa, com a mensagem certa chegue às mãos da pessoa certa na hora mais apropriada. Funciona como uma mensagem na garrafa.
Propus aos meus alunos que fizéssemos parte deste projeto. Meus adolescentes reagiram com um muxoxo tipo “Aula de Artes agora??”  “Pintar pedras??”Entretanto, num segundo começaram a ficar tão entusiasmados com o projeto que pediram se poderiam pintar mais pedras. A classe ficou alegre e num clima de harmonia delicioso.
Terminada a aula, eles  saíram tão entusiasmados que dois deles deixaram na sala de aula os bens mais preciosos para um adolescente: I-pads e I phones. Quando um adolescente chega a esquecer seus pertences mais valiosos é porque foi realmente encantado.
Senti-me vitoriosa, pois ensinei os adjetivos e ainda trabalhei a importância da solidariedade.  Cada um de nós pode fazer algo para melhorar o mundo  e não deveríamos fugir desta responsabilidade social.
Como vocês podem ver, um dia é sempre diferente do outro. Meus alunos vieram aprender inglês, tiveram uma aula relaxante de artes  e  tornaram-se conscientes sobre como um simples ato pode mudar uma vida. Definitivamente, faço muito mais que subir com uma rocha pesada todos os dias para deixá-la descer novamente no final do dia! Temos a liberdade de escolha, por isso podemos cuidar dos afazeres cotidianos sendo criativos mesmo na monotonia. 

2 comentários:

  1. Lindo, Anna! É maravilhoso saber que o Word Rocks tem tocado tantos corações. Um beijo pra vc e pra sua turma!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.