quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Briga entre irmãos


Ao ver a imagem acima no Facebook, lembrei-me que as pesquisas atuais levam à conclusão que  o modelo de núcleo familiar tende a ser menor no futuro, pois a grande maioria das pessoas já está optando por ter apenas um filho. Com esta nova configuração familiar, recomeçamos a discussão sobre ser filho único e suas consequências;entretanto, o assunto que vou discutir hoje é o oposto: a briga entre irmãos. Com esta nova estrutura familiar este problema tende a deixar de existir.
Uma amiga querida, que foi filha única, fez a opção por ter dois filhos e sempre costuma relatar como ficava surpresa com os filhos brigando pois, além de ser uma situação completamente inusitada para ela, ainda tinha aquele sonho de que eles fossem companheiros.
Antes de ter meus próprios filhos, dividi o escritório com uma amiga cujos filhos adolescentes disputavam o telefone sem fio e isto gerava uma briga acirrada na casa.Para resolver a questão, minha amiga levava para o trabalho o aparelho dentro da bolsa de forma a tentar evitar as brigas. Infelizmente, sempre em vão.
Não menos prosaico, na casa de outra amiga, eles brigavam pelas batatas fritas. Cada fatia frita  era contada e tinha que ser dividida igualmente entre os três sem, contudo, resolver a questão, porque um deles sempre conseguia roubar uma batata do prato do outro enquanto ele se distraía. Bem, eles cresceram? Sim e não brigam mais pelas batatas, porém brigam por fotos nos porta-retratos. Isto terá fim???
Eu, particularmente, enfrentei várias batalhas em casa. Se, por um lado, enquanto crianças, eles não disputavam os brinquedos pois são de sexos diferentes, por outro lado, cresceram e disputaram outras coisas.
Com a idade, começaram a brigar pelo canal da televisão da sala de TV, antes sala de brinquedos. Resolvi esta questão, colocando aparelhos nos quartos. Pensam que comecei a ter paz em casa? Logo, arranjaram outro motivo de disputa: o Computador. Bem, providenciei outro computador, na tentativa de conseguir trabalhar em PAZ. Ledo engano. Eles continuam arrumando encrenca por qualquer coisa por mais banal que possa parecer.
Segundo especialistas, as brigas entre irmãos fazem parte do aprendizado. Desta forma, eles aprendem a respeitar o outro, a fazer valer seus direitos e opiniões e a acatar a posição do outro. Realmente, partilhar  e dividir espaços não é uma tarefa fácil. Hoje em dia, eles conseguem brigar até pelas redes sociais!!!!!
Uma amiga psicóloga aconselha aos pais não se intrometerem nas disputas, porque nem sempre conseguirão ser imparciais e impedem que as crianças aprendam a resolver conflitos.
Enlouquecedor para os pais, mas de certa forma até engraçado em algumas situações, as brigas tendem a diminuir com o passar dos anos. Espero!!!Meu objetivo com esta postagem é que você, querido leitor, sinta-se absolutamente NORMAL.


4 comentários:

  1. Como você enfrentei diversas brigas em casa com meus 3 filhos. Brigavam pelos brinquedos, atenção, lugar no carro, de quem era o dia de dormir na minha cama, etc. E sempre na tentativa de evitar que se sentissem diminuidos ou que achassem que havia uma "preferência" acabei por colocar "revezamento" e regras pra tudo. Todos sempre tiveram um dia para dormir na minha cama, tomar banho assistir primeiro, comprar pão, Mas ao mesmo assim, eles sempre conseguiam achar um motivo pra reclamar. E descobri com o passar do tempo, que o mais lógico e válido é deixar realmente que consigam resolver seus problemas entre eles, porque no fim, é como briga entre amigos, os pais se entrometem e no fim eles continuam amigos e "tudo passa". E entre irmãos ainda tem um ponto mais forte: o fato de que eles podem brigar entre si, mas ninguém pode brigar com eles, que viram leões a defender seus filhote. No fim vale a pena ter mais do que um filho. Eles aprendem um com o outro e serão amigos e companheiros no futuro. Débora Matias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Eu havia esquecido de mencionar..a briga pelo lugar do carro...gente, impagável!!!!

      Excluir
  2. Bom então todos nós já passamos por essa etapa cheguei a fechar a porta do quarto e deixar os dois se entenderem,quando me lembro,damos muitas risadas,realmente impagável.Mais comprovamos,que a psicologia está corretíssima,irmãos que brigão são unidos,e ao contrário são indiferentes,tenho os dois exemplos,graças a deus os meus brigaram pacas ufaaaa e ainda hoje,já adultos e casado,ainda sai uns arranca rabo,continuo deixando que se entendam,se amam,não passam mais que um dia sem saber um do outro,as vezes,passo pelo quarto,e ouço o maior bate papo entre eles,me deixa tão feliz... Anna é muito bom ler tudo que vc escreve,dei uma lida em varios post,vc realmente escreve com o coração e é uma pessoa do bem PARABÉNS !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!! Tb enlouqueço com as brigas, mas faz parte da aprendizagem.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.