terça-feira, 4 de setembro de 2012

A lenda do porco-espinho





Os sociólogos afirmam que o ser humano é um ser gregário, mas como isto pode ser verdade se é tão difícil viver em sociedade. Há tantos encontros e desencontros, mágoas e perdões, solidão e busca por companheirismo.
Certa vez, a professora de meus filhos começou mais um ano letivo contando uma lenda  para ilustrar a importância da parceria entre pais e professores. Jamais me esqueci desta lenda e, nos momentos, em que me sinto magoada, meus pensamentos vão até esta história e assim supero a vontade de me isolar ou não perdoar. Todos temos um lado sombra e quando temos consciência do nosso lado, adquirimos também paciência e tolerância com o dos outros.
Esta é a lenda cuja autoria desconheço:

 

Lenda do porco-espinho


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. 
E assim sobreviveram.

Um comentário:

  1. Linda crônica amiga!
    tocou meu coração, e mais do que nunca, vou cuidar dos meus sentimentos...Ho’oponopono!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.