sábado, 26 de maio de 2012

Twitter como instrumento de aprendizagem


Lendo a revista NOVA ESCOLA, edição de maio/2011, tive uma idéia que me pareceu  perfeita. A  revista  apresenta,  na página 76, uma proposta de Camila Monroe para utilizar o TWITTER  como ferramenta para ajudar a exercitar a capacidade de síntese e a coesão textual. Nesse momento, eu estava justamente trabalhando com a leitura de contos , na aula de reading, e escrevendo mini-sagas como proposta  para writing, por isso a sugestão me  pareceu perfeita, pois eu aliaria as duas habilidades – writing e reading- utilizando a tecnologia.
Bem, a reação deles foi, à principio, de surpresa ou choque. Eles pareciam não entender onde eu queria chegar. A reação deles não me abalou pois sei que, todo adolescente costuma apresentar dificuldades para toda proposta que fuja da área de conforto, mesmo que numa área tão familiar para eles como as redes sociais, pois afinal  o importante é causar.
A primeira proposta foi que eles me enviassem, via twitter, um resumo do conto que nós  havíamos acabado de discutir. Depois de  um tempo, eles aceitaram a proposta achando que seria fácil fazer um resumo em 140 characteres.Ao tentar fazer, perceberam que a tarefa não era assim tão fácil e apelaram  para me enviar por email ou facebook, pois não conseguiam ser tão sucintos.
Imprimi o resumo que achei mais apropriado  e entreguei  uma cópia para todos para que pudéssemos conversar juntos sobre a dificuldade  que estavam enfrentado. Após esta discussão, eles tiveram um tempo em duplas para atingir a meta de 140 characteres.
Minha experiência foi muito boa pois eles acabaram rediscutindo o conto,  conversando sobre técnicas de resumo e trabalhando  gramática e spelling da língua inglesa. Trabalhamos bastante com a classe como um todo, mas também em grupos e em pares. Após esta etapa, voltei-me para trabalhar as mini sagas em 50 palavras. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.