Lendo a revista NOVA ESCOLA, edição de maio/2011, tive
uma idéia que me pareceu perfeita.
A revista apresenta,
na página 76, uma proposta de Camila Monroe para utilizar o TWITTER como ferramenta para ajudar a exercitar a
capacidade de síntese e a coesão textual. Nesse momento, eu estava justamente
trabalhando com a leitura de contos , na aula de reading, e escrevendo
mini-sagas como proposta para writing,
por isso a sugestão me pareceu perfeita,
pois eu aliaria as duas habilidades – writing e reading- utilizando a
tecnologia.
Bem, a reação deles foi, à
principio, de surpresa ou choque. Eles pareciam não entender onde eu queria
chegar. A reação deles não me abalou pois sei que, todo adolescente costuma
apresentar dificuldades para toda proposta que fuja da área de conforto, mesmo
que numa área tão familiar para eles como as redes sociais, pois afinal o importante é causar.
A primeira proposta foi que eles
me enviassem, via twitter, um resumo do conto que nós havíamos acabado de discutir. Depois de um tempo, eles aceitaram a proposta achando
que seria fácil fazer um resumo em 140 characteres.Ao tentar fazer, perceberam
que a tarefa não era assim tão fácil e apelaram
para me enviar por email ou facebook, pois não conseguiam ser tão
sucintos.
Imprimi o resumo que achei mais
apropriado e entreguei uma cópia para todos para que pudéssemos
conversar juntos sobre a dificuldade que
estavam enfrentado. Após esta discussão, eles tiveram um tempo em duplas para
atingir a meta de 140 characteres.
Minha experiência foi muito boa
pois eles acabaram rediscutindo o conto,
conversando sobre técnicas de resumo e trabalhando gramática e spelling da língua inglesa.
Trabalhamos bastante com a classe como um todo, mas também em grupos e em
pares. Após esta etapa, voltei-me para trabalhar as mini sagas em 50 palavras.
Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós.
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