quinta-feira, 24 de maio de 2012

A rua mudou-se para dentro de casa


Enquanto levava meu filho para uma de suas atividades extras, passei na rua onde fui criada e comecei mostrando a meu filho onde brinquei de queimada, malha, taco e tantos outros jogos infantis. Neste momento saudosista, foi impossível deixar de ouvir o ressurgir das palavras de minha mãe ecoando em minha mente: “ A RUA   não traz futuro para ninguém”. Esta frase  era usada como argumento para impedir que ficássemos na rua por muito tempo. Claro, que nós podíamos  brincar na rua, desde que tivéssemos as lições feitas e garantíssemos sempre boas notas na escola e nas atividades extras.

Certamente, ela tinha seus motivos, porém hoje o problema é muito mais sério, pois os perigos da rua estão dentro de casa, no Computador. E o pior de tudo é que esta situação está camuflada  pela irreal sensação de segurança oferecida por estar fisicamente dentro de casa.

Como educadora, defendo a tecnologia como importantíssimo instrumento facilitador da aprendizagem.Utilizo a tecnologia como encanto para despertar o interesse do aluno ou como meio para efetivamente levá-lo ao conhecimento. Mas, sobretudo, neste momento, inquieta-me pensar que a rua está dentro de minha casa com minha permissão e sem supervisão.

Desnecessário elencar aqui todos os riscos oferecidos pela Internet desde pedofilia até o exagero da exposição pública, mas faz-se fundamental lembrar  que há, também, os malefícios causados à saúde de nossas crianças e adolescentes como a luminosidade inadequada, redução das horas de sono, privação de alimentação por longos períodos e valores distorcidos.

Saliento que a rua não era a vilã como a internet também não é; todavia, da mesma forma que no passado, nossos pais davam uma espiadela para verificar onde  e com quem estávamos, assim também controlemos as navegações feitas e o tempo na internet. Além disso, conversar, orientar, demonstrar e conversar e, de novo, conversar.... hoje, amanhã e depois de amanhã. A missão dos pais jamais recebe aposentadoria ou férias. Boa sorte na sua empreitada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.