terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Construindo muros




Li no livro Comprometida de Elizabeth Gilbert que, ao contrário do que se pensa, não é o fim do amor que destrói o casamento, mas é o muro que se interpõe entre o casal cada vez que um deles conta uma mentira ou omite um fato.Parei a leitura e comecei refletindo sobre o assunto. Comecei observando quantas vezes vejo conhecidos e amigos em geral mentindo sobre coisas tão fúteis como ao invés de ir para a academia, ir para o Shopping Center, ir para o happy hour e alegar estar fazendo hora-extra, omitir que faltou na aula de inglês ou na pós e ficou no barzinho com os amigos. Fiquei imaginando se em cada um desses momentos as pessoas estariam construindo paredes ao seu redor como em The Cask of Amontillado de Edgar Allan Poe e afastando-se do(a) parceiro(a).


Assistindo a novela Aquele Beijo, lembrei-me do citado livro. Na novela, Vicente esconde da esposa Lucena a atração incontrolável que sente por Cláudia. Ele procura resistir a esse sentimento, mas a atração entre ambos parece ser irresistível. Por outro lado, Lucena esconde fatos relacionados ao primeiro casamento, inclusive o fato de estar esperando um filho do primeiro marido. Estas omissões e mentiras estão levando a outras omissões e mentiras acompanhadas de acusações e ciúmes.Cada vez que Lucena declara sentir ciúme da atração clara e mútua que existe entre Vicente e Cláudia, Vicente menciona o casamento de Lucena e os telefonemas que ela e o ex-marido trocam. Lucena recua, constrói mais um muro, e foge do assunto. Vicente, por sua vez, sente-se culpado e compra presentes. Porém, quando se sente acuado pelas acusações da esposa, defende-se mencionando o ex-marido. Neste círculo, o relacionamento de ambos vai se esfarelando e, em algum momento, a muralha será intransponível. Vamos aguardar o desfecho deste triângulo amoroso. A trilha sonora e a narração de Miguel Falabella dão um toque especial.
Veja o lançamento da novela em:
http://www.tvtribuna.com/videos/?video=11372&idcat=14

2 comentários:

  1. Adorei seu post...Outro , dos muitos , que fazem com que eu pare e reflita também...
    E sei amiga, que eu mesma já me cerquei..e algumas vezes eram muralhas tão intransponíveis que eu mesma nem sabia como sair delas, mesmo depois do relacionamento ter acabado...Triste, Anna, mas verdade!
    bjs,na Alma!

    ResponderExcluir
  2. Li e concordo com o que escreveu. Passei por isso...com a outra parte...hoje não sei quem realmente era a outra pessoa...

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.