sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

De cabeça para baixo


Ser mãe é uma experiência singular. Uma das muitas vantagens de ser mãe é  literalmente voltar para a escola. Quando os filhos vão para a escola, nós mães também vamos. Voltamos a estudar equações, fazer cálculos, sem falar dos antônimos, sinônimos e coletivos. Sempre que o ano começa e eu compro material escolar, costumo chegar com os livros novinhos e explorar o que me espera  durante o ano letivo. É um momento gostoso pois meus filhos também curtem ver os livros novinhos e as novidades que nos aguardam. Este ano, em um dos livros, encontrei uma lenda que achei bárbara e por isso, faço questão de dividir com vocês.No livro Nossa opção religiosa de  Maria Inês Carniato, está a lenda do Baobá como segue:

“ Conta uma lenda africana que, após ter colocado o baobá sobre a terra, o Criador continuou seu trabalho, e a árvore o vigiava em tudo que dizia:’ Isso não vai funcionar”, ‘Aquilo não está bem’, dando opinião sobre todas as espécies que eram criadas. Certo dia, o Criador cansou-se de ser contrariado pelo baobá, tomou-o nas mãos, plantou-o com as raízes para cima  e perguntou:’e agora, eu acertei? Está bem assim?’Desde então a árvore cresce de cima para baixo.”

Gostei muito desta lenda e saliento alguns pontos. Primeiramente, é muito difícil lidar com os perfeccionistas ou pessimistas. Aquele que reclama de tudo, nada está bom ou bem feito torna a vida da equipe muito difícil. Claro que é muito importante, caprichar e fazer cada tarefa o melhor possível, mas algumas pessoas só conseguem ver os defeitos ou parecem agourar tudo o é feito. Estas pessoas me fazem lembrar da hiena que sempre vive dizendo “Oh vida  Oh azar”.

Outro ponto que me deixou menos apreensiva é o fato que até o Criador perdeu a paciência. Portanto, ao invés de me auto culpar e punir por  perder a paciência e ficar irritada, dando respostas atravessadas lembrarei que sou humana e eventualmente, posso me permitir perder a paciência. Só espero não chegar ao ponto de colocar alguém de cabeça para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.