segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ups and Downs


A hora de  dormir pode ser a mais desastrosa ou prazerosa, só  depende da maneira como é conduzida.Às vinte horas, eu anunciava que estava na hora da história. Então, iniciávamos nosso ritual que incluía leite morno,banho quentinho, escovação dos  dentes e pijama.
Já na cama deles, iniciávamos nossas orações e agradecimentos. Após este momento sério, eu me aconchegava bem junto deles e perguntava qual tinha sido o momento ou fato DOWN do dia.Após pensar um pouco, cada um de nós descrevia seu pior momento do dia. Juntos conversávamos sobre o fato colocado, discutíamos os motivos de ter sido um mau momento e como poderíamos evitar que ele se repetisse ou como  superar os danos emocionais ou materiais advindos desse momento.
Após esta conversa, dávamos início à segunda parte: o momento UP. Esta ordem precisa ser mantida, para evitar que o sono seja precedido de maus sentimentos e sensações. Mais uma vez, descrevíamos e conversávamos sobre as coisas boas do dia. Este foi um método que desenvolvi para trabalhar os princípios da inteligência emocional com meus filhos, além de partilhar sentimentos e emoções juntos.
Finalmente, lia uma história e às 21horas, após beijos e abraços  apagava a luz central e fechávamos os olhos para mais uma noite de sono.
Com alegria brincamos de Up e Down até hoje.É um jogo familiar divertido e instrutivo. Participe do jogo também.

Este semestre, toda segunda - feira, trabalho com meus alunos fatos up and down  que marcaram a semana anterior.Tem sido muito produtivo pois discutimos atualidades, além de trabalhar  vocabulário, gramática e expressão.É  surpreendente como as crianças sabem o que está acontecendo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.