sábado, 6 de junho de 2020

Explorando os paradidáticos ou readers


Era uma vez num mundo não tão distante....

                                             Uma professora que adorava contar histórias.
Mesmo quando a história  não é um conto de fadas,  é necessário provocar o encantamento nos alunos despertando a curiosidade. Costumo seguir um certo ritual, porém creio que cada educador deva estabelecer o seu próprio estilo. Como conseguir esse encantamento? Há palavras mágicas?
Primeiramente, costumo iniciar  levantando uma questão que esteja relacionada à história e discutindo um pouco o tema sem mencionar o livro. Muitas vezes relato algo que aconteceu comigo ou com meus filhos.
 A seguir, exploro a capa levantando hipóteses sobre o  tipo de  história e linguagem que poderá surgir. Esta análise  ajudará  todos a entrarem no clima e será especialmente benéfico para os disléxicos, ajudando-os a manter o foco e o interesse.
 Como atividade preparatória, um brainstorming  estruturado em um  mapa mental (mindmap) ou infográfico é muito benéfico para  alunos com TDAH ou dislexia  porque  permite que  se  familiarizem com a linguagem que será usada facilitando, assim,  a leitura.
 Procuro também desenvolver atividades multisensoriais usando vídeo, música, dança, movimento, massinha, colagem, figuras, cartas, jogos, cores  e aromas colaborando para melhorar a retenção da informação.
 Lembre-se de praticar o predicting: qual será o tema da história?   O que acontecerá depois? Faço isso não apenas para iniciar a leitura da história, mas a cada parada de forma a manter o interesse na leitura e o foco no tema. Pergunte o que fariam ou como sairiam daquela situação. Estas questões provocam reflexão e aprendizado.
Também gosto de trazer  o livro para a realidade: ao longo da história vou fazendo  links com a realidade: Como é na sua casa? Na sua escola? Por exemplo, explorando o livro The Hound of Baskerville surgiu uma carta com uma ameaça. Neste momento, discutimos  os tipos de ameaça como bullying e as diversas formas de chantagem como em redes sociais, jogos eletrônicos, na política, nos relacionamentos abusivos e a maior ameaça do momento que é  o risco de contaminação pelo COVID-19. É sempre importante discutir valores  e, como estamos conversando sobre as  personagens, a discussão flui sem julgamentos deixando todos à vontade para expressar suas opiniões.
E mantenha sempre o elemento surpresa: faça ou proponha ideias diferentes a cada discussão. Por exemplo, na introdução do livro mencionado acima  de Arthur Conan Doyle, usei algumas cenas do filme para que eles compreendessem o que é hound e qual é a lenda. 
Na segunda discussão, eu estava vestida de Sherlock Holmes, ou quase, e explorei o Museu em Londres e as características da personagem. Essa pitada de humor é sempre bem vinda e mantém os alunos bem concentrados.
 A variedade  de  atividades é muito importante, evite ser previsível. Enfoque vocabulário ou gramática se quiser, porém num outro momento para que a sua história não deixe um gosto amargo na boca como na frase que minha mãe costumava usar para encerrar uma história:


E acabou-se o que era doce, o que era amargo ficou.”                                 





4 comentários:

  1. Dear Ana, Eu gostei muito do seu artigo... I hope I wrote it correctly!! 😁 My native language is Spanish, I'm an English teacher, and I also studied Portuguese for a couple of years... I loved your ideas: they're fresh! Thanks a lot. Good luck with your teaching in these difficult times of Covid19... Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I hope you are well too. Take a look at this one too:
      https://considerasobreeducacao.blogspot.com/2020/05/aquecimento-para-aulas-on-line.html
      Are you teaching online?

      Excluir
  2. Dear Ana, Eu gostei muito do seu artigo... I hope I wrote it correctly!! 😁 My native language is Spanish, I'm an English teacher, and I also studied Portuguese for a couple of years...and French for a year... I loved your ideas: they're fresh! Thanks a lot. Good luck with your teaching in these difficult times of Covid19... Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gloria, How nice to get your comment! I´ve studied French and German too. I hope you are doing well too.

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.