Era uma vez num mundo não tão distante....
Uma
professora que adorava contar histórias.
Mesmo quando a
história não é um conto de fadas, é necessário provocar o encantamento nos
alunos despertando a curiosidade. Costumo seguir um certo ritual, porém creio
que cada educador deva estabelecer o seu próprio estilo. Como conseguir esse
encantamento? Há palavras mágicas?
Primeiramente, costumo
iniciar levantando uma questão que
esteja relacionada à história e discutindo um pouco o tema sem mencionar o
livro. Muitas vezes relato algo que aconteceu comigo ou com meus filhos.
A seguir, exploro a capa levantando hipóteses
sobre o tipo de história e linguagem que poderá surgir. Esta
análise ajudará todos a entrarem no clima e será especialmente
benéfico para os disléxicos, ajudando-os a manter o foco e o interesse.
Como atividade preparatória, um
brainstorming estruturado em um mapa mental (mindmap) ou infográfico é muito
benéfico para alunos com TDAH ou dislexia
porque
permite que se familiarizem com a linguagem que será usada
facilitando, assim, a leitura.
Procuro também desenvolver atividades
multisensoriais usando vídeo, música, dança, movimento, massinha, colagem, figuras,
cartas, jogos, cores e aromas colaborando
para melhorar a retenção da informação.
Lembre-se de praticar o predicting: qual será
o tema da história? O que acontecerá depois? Faço isso não apenas
para iniciar a leitura da história, mas a cada parada de forma a manter o interesse
na leitura e o foco no tema. Pergunte o que fariam ou como sairiam daquela
situação. Estas questões provocam reflexão e aprendizado.
Também gosto de
trazer o livro para a realidade: ao
longo da história vou fazendo links com
a realidade: Como é na sua casa? Na sua escola? Por exemplo, explorando o livro
The Hound of Baskerville surgiu uma carta com uma ameaça. Neste momento,
discutimos os tipos de ameaça como
bullying e as diversas formas de chantagem como em redes sociais, jogos eletrônicos,
na política, nos relacionamentos abusivos e a maior ameaça do momento que
é o risco de contaminação pelo COVID-19.
É sempre importante discutir valores e,
como estamos conversando sobre as personagens, a discussão flui sem julgamentos
deixando todos à vontade para expressar suas opiniões.
E mantenha
sempre o elemento surpresa: faça ou proponha ideias diferentes a cada
discussão. Por exemplo, na introdução do livro mencionado acima de Arthur Conan Doyle, usei algumas cenas do
filme para que eles compreendessem o que é hound e qual é a lenda.
Na segunda discussão, eu estava vestida de
Sherlock Holmes, ou quase, e explorei o Museu em Londres e as características da
personagem. Essa pitada de humor é sempre bem vinda e mantém os alunos bem concentrados.
A variedade
de atividades é muito importante,
evite ser previsível. Enfoque vocabulário ou gramática se quiser, porém num outro
momento para que a sua história não deixe um gosto amargo na boca como na frase
que minha mãe costumava usar para encerrar uma história:
“ E acabou-se o que era doce, o que era amargo ficou.”
Dear Ana, Eu gostei muito do seu artigo... I hope I wrote it correctly!! 😁 My native language is Spanish, I'm an English teacher, and I also studied Portuguese for a couple of years... I loved your ideas: they're fresh! Thanks a lot. Good luck with your teaching in these difficult times of Covid19... Beijinhos!
ResponderExcluirI hope you are well too. Take a look at this one too:
Excluirhttps://considerasobreeducacao.blogspot.com/2020/05/aquecimento-para-aulas-on-line.html
Are you teaching online?
Dear Ana, Eu gostei muito do seu artigo... I hope I wrote it correctly!! 😁 My native language is Spanish, I'm an English teacher, and I also studied Portuguese for a couple of years...and French for a year... I loved your ideas: they're fresh! Thanks a lot. Good luck with your teaching in these difficult times of Covid19... Beijinhos!
ResponderExcluirGloria, How nice to get your comment! I´ve studied French and German too. I hope you are doing well too.
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