terça-feira, 16 de abril de 2019

Otimizando o cérebro



Ao ouvir o noticiário comunicando que em 2030, o Brasil será o quinto país no mundo em número de idosos, sessenta e cinco por cento dos entrevistados pelo Instituto Qualibest afirmou temer não se lembrar das coisas e pessoas ao envelhecer. Este receio  gera ansiedade,   frustração e insegurança. Você tem falhas de memória?
Um dos fatores que favorecem o esquecimento é a falta de foco ou, ao contrário, estar pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Viver o momento presente é a chave para mais acertos que erros. Cientistas já provaram que essa habilidade  de ser  capaz de realizar várias tarefas na verdade acaba levando a erros porque a atenção  é dividida ocasionando lapsos ou pequenos erros. As tarefas são realizadas simultaneamente, porém com erros.
O excesso de atividades facilita esses esquecimentos também. O exemplo icônico disso é o filme intitulado Esqueceram de mim, onde a família parte em viagem e esquece em casa o  filho caçula. A comédia é engraçadíssima e rendeu mais dois filmes, em parte porque é um  medo de todo pai e mãe que acreditam que seriam capazes de fazer isso de tão sobrecarregados e estressados que estão.
Como superar isso?  Exercitando o cérebro. Alimentação rica em ômega 3 e bem variada (colorida como costumam dizer os nutricionistas), exercícios físicos constantes, leitura, escrita e treino. Evite recorrer à internet o tempo todo, dê um tempo para seu cérebro encontrar a resposta. E, como última dica, respire. A meditação ajuda muito a relaxar o cérebro e recompô-lo pós stress, portanto, concentre-se na respiração por alguns minutos durante o dia. Foque na entrada e saída do ar, nos movimentos do corpo, no momento presente.
Como você pode ver, pequenas alterações podem fazer milagres!

Um oferecimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.