sexta-feira, 29 de março de 2019

Dia do livro infantil


Na infância, a leitura ajuda a ampliar o vocabulário e desenvolver a empatia e a criatividade. Mas, os benefícios não param por aí. Numa época em que já encontramos crianças estressadas e ansiosas com distúrbios de sono, a leitura acalma, relaxa e propicia melhores horas de sono.
A criança gosta de ouvir histórias, portanto, ler, contar e ouvir devem fazer parte da rotina escolar.  O professor e os pais leitores são um exemplo a ser seguido durante a fase em que eles, os adultos, são considerados super- heróis para as crianças.
Mesmo as crianças com déficit de atenção são beneficiadas com a prática da leitura, pois esta desenvolve o foco. Na verdade, precisamos todos aprender a viver o agora, ao mesmo tempo em que também permitimos que nosso cérebro voe em busca de relaxamento e sonho.
Ideias levam a mais ideias e unindo todas como  num colar de pérolas, cada conta traz  conhecimento e  inovação.
No dia do livro infantil, presenteie com um livro e com a sua presença. Pergunte sobre a leitura, troque experiências, relembre os livros que leu na infância.
Recentemente, fui desafiada a postar numa rede social 10 livros que marcaram minha vida. Foi muito engajador e um excelente exercício para a memória. Ressuscitei o Escaravelho   do Diabo, Meu pé de laranja- lima, A bonequinha de pano e Marcelo Marmelo Marcelo. O mais interessante foi reavivar as histórias e com elas as sensações e sentimentos que cada leitura me causou. Mais espetacular ainda, foi ver os comentários daqueles que comigo partilharam vários desses livros.
Presenteei com livros e compartilhe experiências e emoções.

Um oferecimento:




quinta-feira, 21 de março de 2019

Como selecionar candidatos


Rapidez é importante neste mundo onde tudo acontece em um flash. Como selecionar, com celeridade, entre dezenas ou centenas de candidatos com currículos invejáveis?
Cada empresa faz suas escolhas em relação à metodologia. Algumas utilizam-se da Grafologia que é a ciência que descreve as personalidades pessoais a partir do modo de escrever. Segundo a reportagem de A Tribuna, grandes empresas estão utilizando a ciência para escolher profissionais com capacidade para liderar e motivar equipes. A grafologia é uma ciência que analisa o modo de escrever de uma pessoa considerando características transmitidas pelas letras. Surpreendente pensar que numa era em que mais se digita do que escreve, a letra manuscrita seja considerada e analisada. Para os especialistas, as emoções são expressas pela caligrafia, especialmente as mais fortes como agressividade, raiva e frustração.
A boa notícia é que o trabalho oposto pode ser feito.  Além de ser um exercício motor, também é psicológico e a mudança comportamental pode ser trabalhada por meio das mudanças na escrita.
Como conselho geral, seja simples e claro em sua assinatura e na frase a ser escrita e boa sorte!
Um oferecimento:


quarta-feira, 13 de março de 2019

Uma noite sem telas



- Não pago escola pra brincar! quantas vezes você já ouviu essa frase! Será mesmo?
Os jogos estimulam os alunos a experimentar a vida real e situações em contextos controlados. Com isso, eles vão desenvolver habilidades  como empatia, capacidade analítica, equilíbrio emocional, trabalho em equipe e confiança para arriscar. Quando  elaborados apropriadamente e planejados, os jogos conferem significado ao aprendizado.
Jogos podem ser bem aproveitados em casa também. Que tal instituir a noite sem telas em casa? Uma noite por semana onde a família se reúne para jogar. O abandonado jogo da memória, tão importante pra acelerar as sinapses e exercitar o cérebro, poderia ser o aquecimento. Montar um quebra-cabeça em família, jogar Banco Imobiliário, War, Scotland Yard e tantos outros. O importante é estar em família, trabalhando em equipe  e compartilhando momentos juntos.
Na escola e em casa, oportunizar estes momentos de sinergia e desafio trazem aquela sensação gostosa de bem -estar que fortalece os vínculos relacionais e  gera situações de aprendizado. Quarta-feira, humpy-day, faça acontecer.
 Patrocínio:


quarta-feira, 6 de março de 2019

Novas profissões: novas tendências?


Em Outlander, uma cena descreve uma das muitas mudanças em nossas vidas através dos séculos: Jamie Fraser,   no século XVIII, explica para sua esposa que há três ou quatro profissões e que na dúvida, segue-se a profissão do pai. Não há muito o que pensar. Pobres de nossos adolescentes de hoje com milhares de opções à sua volta.
Muito se tem falado sobre o desaparecimento de profissões, mas o mundo sempre caminhou assim: cacheiro viajante,  curandeira, datilógrafo, parteira, telegrafista e outras tantas desapareceram e deram lugar a outras profissões. Faz parte da evolução da sociedade. Entretanto, precisamos estar atentos às mudanças de mercado.
As pessoas têm que saber lidar com softwares, mas na busca de encontrar soluções para os problemas, a empatia precisa ser acrescida ao conhecimento técnico.
Há outras habilidades que são essenciais no mercado em crescimento:
- pensamento analítico e inovação;
-solução de problemas complexos;
-pensamento crítico e análise;
-aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
-criatividade, originalidade e iniciativa;
-atenção a detalhes e fidedignidade;
-inteligência emocional;
-raciocínio, solução de problemas e concentração;
-liderança e influência social;
-coordenação e gerenciamento de tempo.
O auto-conhecimento é fundamental. Verifique seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados, e comece o processo já!!

Fonte: Forum econômico Mundial
Apoio: