terça-feira, 27 de setembro de 2016

Em intercâmbio

Como ensinava Alca de Sant`Anna, temos que estar alertas para perceber e diferenciar as mudanças de ciclo das mudanças de fases.
Neste momento, estou iniciando uma mudança de fase. Meu filho está indo morar em Taiwan por um ano e, em contrapartida, estou recebendo um novo filho em minha casa vindo da Alemanha.
Posso dizer com convicção que tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora. De um lado, meu coração se contrai de saudade do filho que está partindo. De outro, meu coração, expande-se de alegria para receber meu novo filho que aterrissa no Brasil cheio de expectativas e os olhos brilhando de curiosidade.
Na qualidade de pesquisadora na área de Bilinguismo, meu cotidiano transformou-se num grande laboratório onde línguas, culturas e comportamentos são comparados e aprendidos. Muito tenho aprendido e compartilhado numa interação harmoniosa e alegre. Hoje meu lar está definitivamente globalizado com aspectos multiculturais e linguísticos. Todos amadurecemos e aprendemos nesta rica experiência. Como eu afirmei para a família alemã: somos famílias em intercâmbio e encaro esta experiência como um dos grandes presentes que recebi nesta vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.