quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Garantido e caprichoso

Até que ponto vai o ciúmes entre irmãos? Bem, historicamente, posso remeter-nos a Caim e Abel como o exemplo do que a inveja mesmo entre irmãos pode levar a causar. Porém, prefiro ater-me a histórias menos dramáticas embora bem sintomáticas.
A capacidade brilhante para arranjar assuntos para disputas seria capaz de humilhar até o mais criativo dos artistas com toda a filosofia e até a inspiração greco-romana. Camões então ficaria boquiaberto com a criatividade de meu filho caçula.Eu mesma acho que ele será o próximo Manoel Carlos- autor de novelas da Globo. Bem ,vamos lá.Meu filho tentou explicar-me porque compete tanto com a irmã contando-me a seguinte versão:
“Mãe, minha irmã já tem seu lugar Garantido. Por isso só me resta ser o Caprichoso. Ela por ser a mais velha já é a mais inteligente, mais bonita, mais educada, a que já fez mais coisas..enfim, tem lugar garantido e nada a tirará do seu trono de campeã invicta. Portanto, volto a dizer que resta-me ser o caprichoso. Tenho que me esforçar muito para ser pelo menos igual. Busco incessantemente algo que ela não goste ou não tenha feito para que eu, o Caprichoso, possa dedicar-me e tentar superá-la. Ela, em contrapartida, nada precisa fazer, está e estará sempre Garantida.”

Agora é a minha vez dizer que só me resta rir e escrever sobre o assunto. Nada que eu faça ou diga provará o contrário. Pelo menos, serve-me de consolo que meu filho, o Caprichoso, não só entende bem do folclore nacional como ainda cria em cima! É, definitivamente, ele tem criatividade para filosofar em qualquer ocasião. Haja argumentos!!
NOTA: Em Parintins ( AM):
Encenação - No Festival, os dois grupos contam a história do Pai Francisco e sua esposa, a Mãe Catirina, que está grávida e tem o desejo incontrolável de comer língua de boi. Pai Francisco mata o melhor boi da fazenda para satisfazer o desejo da esposa. Pai Francisco seria levado à cadeia, mas a história tem um final feliz, com o “Boi” sobrevivendo graças aos rituais do pajé. Pai Francisco é perdoado e tudo acaba numa enorme festa celebrando a vida do “Boi”. Isso tudo é representado nos três dias de festas para toda a população.
O Festival  aborda diversas temáticas, principalmente a cultura regional: como os rituais indígenas, as danças tribais, costumes dos ribeirinhos e as lendas, representado por meio de encenações, alegorias lendas, bonecos e trajes. É muito parecido com o carnaval, mas é uma festa mais regionalizada.
Visualizado em 18/02/ 2014 em:http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/folclore/copy_of_festa-do-boi
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.