quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aromas e viagens


O Olfato é dos sentidos que se fixam no cérebro humano por um período mais duradouro, pois são armazenados no sistema límbico sob forma de emoções ligadas à pessoa. Ao  sentir novamente o aroma,  a pessoa revive aquele momento vivenciado anteriormente com toda a gama de emoções despertada por ele.
Assim, passeava sozinha pelo Gonzaga quando senti o aroma de churros e, então, comecei  viajar pelos aromas, pulando de um para outro numa viagem colorida e perfumada:
Aroma de churros no ar, transponho-me imediatamente para a fonte do sapo. Quantas e quantas tardes passei com meus filhos e amigos, andando de bicicleta, patins ou patinetes. Você sabia que um churros com recheio de chocolate tem 550 calorias?? Mas, qual o problema, quando se passa toda uma tarde correndo atrás de crianças em suas rodas?  Nenhum. Tardes de domingo, fonte do sapo e um delicioso churros.
Deste aroma, iniciei minha viagem pela aromaterapia, recordando-me de outros aromas que também me transportam:

Nova York tem aroma de Light Blue for men/DG- quando fui a Nova York, este perfume estava sendo lançado e pude apreciá-lo em cada perfumaria,cada department store, até nas ruas e outros tipos de lojas. Para mim, definitivamente Nova York cheira a Dolce Gabbanna Light blue for men.


Café. Quem não gosta de café? Bem, aroma inebriante de café no ar com direito a doce de café e passeio de bonde. Viagem a um passado que não me pertenceu, mas cujas histórias, ouvi muitas vezes dos lábios de meus pais. Assim, com paralelepípedos, café e bonde, estávamos prontos para o embarque.

Barulhinho de chuva, cheirinho de chuva, o que falta?? Já que temos o ingrediente principal, é só fazer os bolinhos de chuva. Oh, farra gostosa!

Cheirinho de carro novo – uma mistura de vinil, plástico e borracha.Não há como não sentir, não há como não comentar e, claro, desejar.

Chocolate, por último  deixei o melhor, anti-stress e calmante. Quente para proteger contra o frio, esquenta e vai delicadamente tomando conta de cada parte do corpo enquanto é absorvido. Uma paixão!

Sentei-me num café, para continuar minha jornada mais confortavelmente, e senti o aroma da pipoca. Hum, cinema, fonte do sapo de novo, parques, zoológico, monte de amigos e jogo de futebol!

Há muitos meios de viajar! Gosto de todos! Por isso, por que não incrementar suas aulas com aromas: pipoca, chocolate, perfumes, flores? Traga a  realidade para a sala  e depois volte a sonhar. 


10 comentários:

  1. Anninha:

    New York pode exalar o perfume do Dolce Gabbanna Light Blue for Men se você estiver na Quinta Avenida, no Central Park ou em Wall Street.
    No entanto, se você atravessar a ponte e fizer um tour pelo Brooklyn, ou no Harlen, ou Bronx, sentirá um outro aroma impregnando o ar: mato queimado, ou melhor, erva queimada.
    Há quem goste e suspire fundo, com uma vaga e doce saudade.
    A memória olfativa depende muito da posição geográfica do romântico nariz.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
  2. Caro R. Floyd,
    Cada um tem sua história, seus aromas, seus momentos..O importante é apreender o que deve ser mantido e liberar o que nada acrescenta. Saber registrar, aprender e transformar experiências é não apenas filosófico mas sábio. Acho que você deveria resgatar o aroma do alecrim, pois me parece que está fazendo falta. Sobrou algum? Posso tentar resgatar um pouco de containers apreendidos.(rs..rs)
    Abraços, Anna

    ResponderExcluir
  3. Anninha:
    Não tenho registro de containers apreendidos com a preciosa mercadoria. Não será apenas um boato?
    R.Floyd

    ResponderExcluir
  4. Caro Mr. Floyd,
    Pode ser um boato, uma tentativa de extorsão ou apenas uma greve! Tudo é possível no Castelo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Anninha:
    Não houve apreensão dos containers, segundo informações da ALL. O alecrim não pode ser embarcado por absoluta falta de espaço nos porões do navio que o levaria para a Eslováquia. Assim, foi estocado no Armazém 11, junto com toneladas de açúcar da Copersucar.
    Por isso, suspeito de incêndio criminoso o que está consumindo diversos armazéns, inclusive o 11.
    É recomendável que você faça uma investigação "in loco" para apurar se nossa carga sofreu algum dano.
    Acho que se trata de ato de sabotagem às nossas exportações.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mr. Floyd,
      Não sei se fico feliz ou triste. Triste porque o alecrim foi todo destruído ou feliz ao imaginar que o fogo deve ter transformado todo o alecrim em incenso e, portanto, a população local está mais concentrada e propensa aos estudos!! Oh, dúvida!! Acho que tenho mixed feeelings!

      Excluir
  6. Anninha:

    Apesar do prejuízo. não deixa de ser por uma boa causa.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mr. Floyd,
      Resta-me uma dúvida, será que alecrim no açúcar queimado é apetitoso? Talvez ingerido tenha o poder de trazer felicidade. As pessoas poderão abandonar a sibutramina - apelidada de a pílula da felicidade - e trocá-la pela fitoterapia.
      Talvez fazer um xarope como minha mãe fazia com guaco para a tosse. Lembro-me bem que era açúcar queimado e guaco.
      Seremos uma cidade feliz e concentrada!

      Excluir
  7. Anninha:
    Como você pode fazer piadas diante da tragédia que se abateu no porto e, consequentemente, com reflexos no mundo inteiro?
    Para seu conhecimento, o trágico incêndio que devastou a nossa mercadoria, já impactou as cotações do açúcar e, principalmente, do alecrim na Bolsa de Mercadorias de Chicago. O aumento registrado foi da ordem de: açúcar - 6% e alecrim - inacreditáveis 20%.
    Há rumores de que o Mercado abrirá na segunda feira com forte tendência de alta e grande turbulência.
    O açúcar se perdeu no rescaldo e o alecrim, felizmente, foi cheirado por muitos na Província.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr Floyd,
      Apesar dos prejuizos financeiros, minha cidade está mais doce, inteligente e feliz!! Nem reclamei da chuva forte com esperança que ela ajudasse a combater o incêndio.
      Não se preocupe, a oscilação do mercado fará com que mais pessoas se interessem pelo nosso produto.
      Província feliz mesmo sem sol.

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.