quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Antonio, Ludwig, Richard ou Wolfgang?

Antonio, Ludwig, Richard ou Wolfgang? 

   Pode  parecer uma lista de nomes prováveis para um bebê , porém é muito mais ousado que isso. Acompanhe comigo.
   O  livro de Leonard Milodinow intitulado Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas, descreve uma experiência na qual, embora os clientes afirmem não ter percebido sequer que havia música,vinhos franceses foram muito mais vendidos  enquanto música francesa fazia fundo dentro da enoteca.
   Ao ler este dado, lembrei-me de alguns estudos que propõem música de fundo nas salas de aula. Segundo a  pesquisa de Gordon Shaw, ouvir Mozart ativa as ondas cerebrais auxiliando o desenvolvimento do raciocínio e a solução de desafios ou problemas.
   Em 1989, o neurobiólogo Gordon Shaw  começou a apresentar seus estudos  defendendo esta teoria. Mais recentemente, usando aparelhos de ressonância magnética para mapear áreas do cérebro, pesquisadores observaram que, além do córtex auditivo e das partes associadas à emoção, ocorre um fenômeno como se todo o cérebro se  acendesse incluindo a coordenação motora, visão e outros processos cerebrais mais sofisticados. Na mesma linha, estudos têm comprovado o efeito das composições de Beethoven sobre células cancerígenas e Vivaldi  parece acalmar a mente aumentando a criatividade.
   Vale a pena tentar, pois em última instância as crianças, sejam elas Antonio, Maria, Lilian ou Ludwig, estarão aprendendo a ouvir e gostar de música clássica. 

Bibliografia: visualizado em 24/07/2013:

6 comentários:

  1. Anna:

    O resultado da pesquisa indica e nos autoriza a cogitar que, se no lugar da música francesa, fossem executados os sucessos dos intoleráveis e repugnantes Luan Santana e Michel Teló, o evento dos vinhos terminaria em quebra-quebra, com as intalações da enoteca depredadas, grande número de feridos(alguns em estado grave removidos para UTI'S e equipes do Corpo de Bombeiros combatendo incêndio criminoso provocado pelos apreciadores de vinho.

    As vendas, um fracasso retumbante e a revolta dos frequentadores, um sucesso!!
    Esse é o resultado obtido com mensagens e propagandas subliminares.

    R.Floyd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os nossos atos têm consequências mesmo que não tenhamos consciência delas.Por isso , todo cuidado é pouco.Por outro lado, a música pode nos ajudar a trabalhar nossas emoções mudando-as ou intensificando-as.

      Excluir
  2. Olhaaaa! Que Sucesso.... rs Sou eu mesmo, tirei 10 na prova rs Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Rs..testado e aprovado, não é? Bjos

    ResponderExcluir
  4. As piores consequências, em geral ocorrem, exatamente quando temos consciência.
    R.Floyd

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.