domingo, 7 de abril de 2013

Quer saber a verdade mesmo??


No sul da Ásia, entre as filosofias budistas, janistas ou hinduístas surgiu a seguinte história:
Cinco homens, com os olhos vendados, foram escolhidos para descreverem o que estavam sentindo pelo tato, mas cada um tocava apenas  em uma parte do corpo de um  elefante. Depois, foi-lhes pedido que descrevessem e comparassem as sensações e o que achavam que era. 
As opiniões variaram entre formas cilíndricas, para aquele a quem só foi permitido tocar a pata, forma de serpente, para quem tocou a cauda, forma de escova a quem foi concedido tocar somente a ponta da cauda, uma planície enrugada ao tocar os flancos e forma de montanha para o dorso. Os homens vendados sentiram-se em completo desacordo, sendo que cada um sentia que a sua descrição era a mais válida. 
Assim também é a vida, pois embora não estejamos vendados fisicamente, nem sempre utilizamos todos os nossos sentidos para sentir e interpretar a realidade. Às vezes, por muito tempo, permanecemos vendo apenas uma parte da realidade e tirando conclusões confusas como a dos homens vendados. A verdade tem muitas faces e nem por isso são falsas, constituem-se apenas parte de um todo que ainda não conseguimos visualizar.Veja pela história que todos estavam certos, embora não tivessem a visão do todo, ou seja, todos também estavam errados pois ninguém foi capaz de acertar que estava tocando um elefante.
Mantendo esta história em nossa mente, evitamos os juízos precipitados e as injustiças. A melhor conduta ainda é, em minha opinião, manter o silêncio e aguardar porque, com certeza, tudo será revelado a seu tempo.

Um comentário:

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.