sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cutting - sabe o que é isso?


Teca, nome fictício, 14 anos, linda, simpática e inteligente, conheço-a desde a primeira infância, porém fui apanhada de surpresa com a frase: “Professora, já ouviu falar em cutting? Eu não consigo parar.”
Fui apanhada sem qualquer preparo e me preocupei muito, por isso,hoje aproveito para dividir com vocês este drama que está acometendo nossos adolescentes silenciosamente.
Cutting ou automutilação é uma tentativa do jovem de amenizar o sofrimento. Ao se cortar, a ansiedade ou os pensamentos recorrentes parecem diminuir. Várias pessoas famosas ou não, têm admitido cortar-se para aliviar o sofrimento. A grande maioria foi ou está sendo vítima de bullying, assédio sexual ou moral ou desamor, mas as razões que levaram ao primeiro corte são bem diversas.
O importante é que este comportamento está entrando em nossos lares  numa rapidez alarmante. Nem sempre se cortam, algumas vezes, batem em si mesmos, queimam-se ou socam seus próprios corpos. Porém, como tudo isso é feito escondido, não há muitos dados, mas, estatísticas americanas comprovam que mais de três milhões de americanos praticam esta autoflagelação frequentemente, sendo que a maioria é de pessoas do sexo feminino. O processo começa com pequenos ferimentos que vão progressivamente aumentando como um vício.
Segundo alguns médicos, de fato os cortes provocam a liberação de endorfinas provocando essa sensação de alívio para o sofrimento.Alguns dados indicam que pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, abandono e baixa-estima  lideram os casos.
Bem, o que fazer? Os médicos e psicólogos alertam que os pais devem observar mudanças no humor, jeito de se vestir( do tipo esconder ferimentos como mangas longas e calças) e comportamento. A ajuda médica é essencial e muita colaboração dos pais dedicando tempo e amor, pois estes jovens normalmente sentem-se não desejados e não amados. Como a personalidade tímida dificulta a aproximação de amigos e parentes, faz-se necessário ter uma aproximação gradativa e carinhosa. Fique de olhos bem abertos. 

2 comentários:

  1. Perfeitas as considerações. Conheço um caso bem de perto, mas parece que tem pais que não se interessam em resolver. Acham que é coisa de adolescente rebelde. As conclusões retratadas nesse texto são as mesmas que cheguei. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É uma situação delicada que precisa de intervenção imediata, mas tb entendo ser difícil para os pais enxergarem que a princesa deles não é tão feliz assim.Este é o meu obsetivo; fazer um alerta.Mais uma vez obrigada!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.