sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Anorexia e bulimia


Com o falecimento de Karen Carpenter em 1983, o mundo voltou-se para um problema que parecia ser algo novo: anorexia nervosa.
Muitos anos após este caso, em minha pós graduação, fiquei surpresa com as estatísticas alarmantes indicadoras do alto número de adolescentes sofrendo de distúrbios alimentares.Hoje, assusto-me ao ver número de adolescentes, sofrendo com estes males, cada vez mais crescente em minhas salas de aula, ou seja, muito próximos de mim.
Causas? Alguns culpam a mídia com a exigência por corpos esbeltos como padrão de beleza e sucesso. Outros  responsabilizam as famílias por abandonarem as crianças, entregando-as nas mãos de babás ou escolas. Ainda uma outra corrente  atribui aos hormônios consumidos nos alimentos cada vez mais industrializados.
Possivelmente, estamos frente a uma somatória de causas. Realmente, nossa sociedade valoriza a magreza e a rapidez na obtenção dos desejos. Mas, além disso, o núcleo familiar está cada vez mais reduzido. Há algumas décadas atrás, as crianças iam para a escola por volta dos seis anos. Até então, havia tias, avós primos  e irmãos mais velhos para olhar pelas crianças pequenas. A rua era um lugar tão seguro como o quintal de casa cheio de árvores que proporcionam um contato com a natureza e a liberdade para correr e queimar o excesso de gordura ou adrenalina.
Atualmente, nossas crianças e adolescentes estão sendo educados por computadores e games. O isolamento social, a falta de afeto, a alimentação desequilibrada e a constante pressão podem estar provocando este crescimento nos índices dos distúrbios alimentares.
A agressividade, bem como, a depressão, síndrome do pânico e distúrbios alimentares  representam gritos desesperados de SOCORRO. Não dê as costas nem subestime estas reações. Você pode fazer a diferença!



2 comentários:

  1. Muito bom e muito importante, eu tive anorexia com 9 anos, é sério em adulto, muito mais em crianças!
    Andressa leite

    ResponderExcluir
  2. Temos que ficar alertas a todos indícios...

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.