terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cenouras



Hora do almoço, todos na mesa, digo para meu filho: - Come cenoura. É bom para os olhos! Imediatamente, ele retruca: - MITO!
            Tomei consciência que mais uma vez repeti a frase tantas vezes ouvida na infância. Assim, todos nós, vez ou outra, repetimos expressões ou atitudes simplesmente por terem sido vivenciadas exaustivamente num processo de programação contínua. Esta programação é tão eficaz  que sequer a questionamos.
Hoje, por exemplo,num laboratório de análises clínicas, ouvi uma mãe dizendo para o filho que o exame de sangue não doeria nada. Certamente, ela ouviu esta frase incontáveis vezes durante a infância e a repetiu impensadamente , mas automaticamente.Entretanto, não é aconselhável mentir para as crianças com falsas promessas ou premissas.
            A inverdade leva à quebra da confiança. Melhor, dizer a verdade, afirmando que de fato doerá um pouco, mas passará logo. Ajuda bastante, ver os pais fazendo exames ou tomando vacinas e,também, é importante explicar o porquê desses procedimentos.
Como podemos observar, somos programados na infância pelo que ouvimos, então precisamos estar em constante estado de alerta para programar nossos filhos de maneira apropriada, pois estas marcas ficarão no inconsciente para sempre.
E as cenouras? Mito ou verdade? Bem,pelo sim, pelo não, COMA-AS!


2 comentários:

  1. Carmen Altman "Se não se comportar, vou pedir para o médico dar uma injeção", Ainda se ouve isso... Pobres crianças!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha esquecido dessa frase....é verdade...

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.