domingo, 12 de agosto de 2012

Peixes e avaliação



Nada acontece por acaso, eu estava selecionando alguns testes da Universidade de Cambridge para aplicar em uma das minhas turmas, quando li uma frase postada no Facebook com autoria atribuída a Einstein: “Somos todos geniais, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando ser estúpido.”
A mensagem passada é justamente o que tentamos passar para os professores, instrutores e monitores atualmente, a ideia de que cada um deve ser avaliado pelo que conseguiu fazer e não pelo que deixou de fazer. Precisamos olhar para as conquistas, ser capaz de ver os grandes passos dados. Só neste momento, com a auto-estima bem trabalhada, é que conversamos sobre como podemos melhorar pois afinal de contas, sempre podemos melhorar e sempre cometemos erros.
Algumas pessoas ainda mantém aquelas ideias do início do século quando a educação era responsabilidade dos jesuítas e cujo objetivo principal era catequizar os índios tornando-os força de trabalho. Durante muito tempo, a educação teve como princípio formar pessoas para serem dóceis e acatar ordens, portanto, conformistas e obedientes.
Alguns pais questionam porque não se usa mais caneta vermelha para corrigir os erros. Na verdade, a cor da caneta não tem a menor importância, porém ela virou um ícone contra essa filosofia  que refletia as desigualdades sociais na organização da escola, aniquilando a auto-estima daqueles que tinham dificuldade de aprender.
Hoje, procuramos ter os olhares voltados para aquilo que a pessoa consegue fazer de positivo e trabalhamos os pontos que precisam ser melhorados, ou seja, a educação está voltada para desenvolver o senso crítico e a buscar soluções criativas para os problemas. Na verdade,  se formos capazes de olhar para os pontos positivos que nos cercam, seremos pessoas bem mais felizes e agradáveis de conviver.

2 comentários:

  1. Gostei muito Anna Silva.Ficou muito clara a importância da avaliação,sempre respeitando o conhecimento que cada um apresenta.Claudia Igrejas

    ResponderExcluir
  2. Ana amei, realmente parece que tudo o que fazemos e estudamos nunca é o suficiente, lado positivo sempre, besotes! Luciane Ferlin

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.