sexta-feira, 1 de junho de 2012

Produtividade no Lar


Segundo  a Wikipédia, “a função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de a transformar em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico executava uma atividade de produção.Nos milhares de anos que se seguiram, o homem evoluiu e as suas atividades e necessidades tornaram-se cada vez mais vastas e complexas, auxiliadas pelo desenvolvimento de ferramentas e métodos de produzir cada vez mais sofisticados.”
Com base neste conceito, resolvi implantar um  sistema de pontos em minha casa pois cansei de falar, falar, e, novamente, falar e, mais uma vez repetir as mesmas coisas sem sucesso. Estabeleci que, assim  como numa  empresa, para que  meus filhos obtivessem certos benefícios teriam que provar a produtividade de suas atividades.
 Afixei na geladeira, uma folha com o nome de cada um com a seguinte frase: “Crescer implica em assumir mais responsabilidades também!” Abaixo da frase, fui elencando todas as tarefas  cuja responsabilidade é deles. Citei de tudo um pouco, por exemplo, fazer a cama, arrumar o material da escola, excelente performance na escola, guardar suas coisas e roupas e, cheguei, até o horário de ir para a cama.
Toda a noite, avalio a produtividade deles concedendo estrelinhas ou não para cada item cumprido. Ao final da folha, ainda escrevi “A concessão dos benefícios pedidos dependerá de atingir a meta acima com excelente performance.”
Bem, já se passaram sete dias, e os resultados têm sido excelentes. Não grito nem passo o dia todo dando ordens.Eles estão levando com bom humor mas estão se esmerando de verdade. O sistema de pontos vai funcionar? Não sei. Mais tarde, te conto, mas até agora a Produtividade está altíssima!


4 comentários:

  1. Vou começar a fazer isso e depois te digo se deu certo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. As estrelinhas dão certo...quando era crianca, minha mãe me presenteava com estrelinhas em uma cartolina os dias que nao chupava o dedo, resultado depois de alguns dias larguei completamente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Essa é a minha intenção..criar o hábito de guardar as coisas no lugar e não deixar espalhadas..

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.