segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Receita de mãe


Um amigo psiquiatra, há muitos anos, dizia que toda mãe é nutriz e, por esse motivo, precisa ser reconhecida por um prato. Explicando melhor, deve haver uma receita da mamãe. Esta receita  não precisa ser original nem criada pela mãe, porém deve de tal maneira ser a marca da mãe no mundo que seus filhos possam estabelecer um elo límbico emocional. O aroma , o sabor e a aparência do prato serão para sempre gatilhos que resgatarão esses elos proporcionando bem estar e prazer. Na verdade, funcionariam como um oásis no deserto, ou seja  a calmaria no meio da tempestade.

Sem querer, criei uma receita que se tornou uma paixão familiar. Um sábado, fim de tarde, o marido de uma amiga, me ligou convidando para um churrasco surpresa na casa deles para comemorar o aniversário da minha amiga. Ele também pediu que eu levasse uma sobremesa. Muita tranquilamente, comecei a preparar as coisas para um pavê. No momento em que eu estava com toda a massa pronta, foi que percebi que alguém havia comido toda a bolacha champagne, ingrediente principal da receita. Muito criativa e com uma enorme preguiça de sair para o supermercado, abri os pacotes da bolacha cookies da Nabisco e usei como base no lugar da outra bolacha. Para cobrir piquei mais bolachas e coloquei-as como última camada do pavê. O sucesso no dia foi tão grande que virou minha marca registrada. Fiquei reconhecida pelo famoso pavê de cookies. Toda reunião de família, as pessoas já esperam pela minha sobremesa.

Este ano no Ano Novo, meu irmão desafiou-me a levar outra sobremesa. Criei  mousse de limão com bis de limão na massa e na decoração. Ficou bom, todavia, até minha afilhada fez carinha triste e decepcionada, pedindo o meu famoso pavê.

Bem , meu amigo, eu já tenho meu prato que marcou a família e, principalmente meus filhos. 

5 comentários:

  1. incrível.....esse é o meu prato!!!rsrsrrs
    Entaõ...na realidade sou famosa com as amigas da Domi pela minha farofa de ovos......em casa pelo camarão à moda húngara...facinho facinho.....o molho de macarrão hummmmmm.......e o macarrao frito que é deliciosa...Anna acho que poderiamos lançar um pequeno livro de receitas de mães....o que vc acha??!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Me chame pra comer esse pavê!!!
    Minha memória emocional em relação a isso é o bife acebolado com batatas fritas e arroz da minha avó... nunca mais comerei um igual....
    Da minha mãe? O bolo de banana...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Fiquei com vontade. Eu também sou aquela que todo mundo pede para levar a sobremesa, o preferido é o pavê de 3 chocolates ou o de bombom. Mas da minha família, amigos, sempre guardo essas memórias em relação a comida. Na minha infância eu cortava as frutas para a salada. Meu avô era conhecido pela salada de frutas e fazia no ano novo, pois ele dizia que significava prosperidade. Da família, ele só passou o segredo da receita pra mim. Me sinto honrada por isso, pois é algo que muitos me pedem também. Da minha mãe, aprendi a fazer o feijão (todo incrementado). Rs. De uma amiga minha, aprendi a fazer o bannoffe. É incrível como essa troca nos faz lembrar das pessoas. Comida é amor.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.