sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Café da manhã



Eu estava num barzinho com amigos quando começamos a conversar sobre como cada um toma seu café da manhã. Senti-me a estranha no ninho pois eu sou a única do grupo que coloca a mesa e senta para tomar  o famoso dejejum. Quando eu contei não só que coloco a mesa mas que  incluo, na refeição, suco de frutas, torradas, geléia ou cream cheese, foi uma risada geral. Todos acharam um despropósito eu fazer todo este cerimonial para tomar café da manhã sozinha em casa e, o pior, diariamente.

Bem, esta semana, na ATREVISTA, Paulo Coelho, em sua coluna, escreve que o monge beneditino Steindl-Rast  diz que “ De manhã, devemos nos comportar como se fôssemos atravessar uma rua:parar, olhar para os lados e ir em frente.”

“Antes de nos atirarmos à atividade frenética do dia, nós paramos. Isto nos permite refletir sobre nossas prioridades, as atitudes possíveis diante de um problema, as decisões que precisam se tomadas.”

“Em seguida, nós olhamos para os lados. Não adianta parar, se não enxergamos o que acontece à nossa volta. É necessário entender que, ao tomar uma decisão estamos influenciando e sendo influenciados por tudo que está acontecendo à nossa volta.”

“Finalmente, nós seguimos adiante. Não adianta parar, olhar para os lados, se não temos um objetivo definido. O fato de agir é que justifica tudo – e que nos permite mostrar, através do trabalho, a imensa glória de Deus. E para que tudo isso dê certo, basta se comportar da mesma maneira que nos comportamos quando atravessamos uma rua.”

Gosto de começar o meu dia vagarosa e calmamente pois sei que terei muita correria ao longo doa dia. Na hora do café, alimento-me, penso na vida, redefino objetivos e estratégias, ou seja, recarrego as baterias.

* a coluna  mencionada foi publicada dia 15/01/2012 e mantive as aspas originais do texto publicado( pág. 10) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.