terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fazendo as malas das crianças


              Falamos tanto sobre desenvolver a autonomia das crianças e, por vezes, tropeçamos nesta tarefa. Aprendemos a fazer as malas, fazendo as malas. Não há segredo. Gosto de contar histórias de coisas que esqueci de levar em outras viagens:
  •  uma prima, por exemplo, esqueceu de levar chinelos na viagem de lua-de-mel e queimou tanto os pés, que no dia seguinte não podia andar; 
  • eu esqueci de levar a escova de dentes e fiquei como louca peregrinando pela cidade até encontrar uma farmácia;
  •  numa outra oportunidade, esqueci o RG, mas o passaporte salvou a viagem; 
  • outra vez,  quando meu filho era bebê, não levei uma sunga para ele e tive que improvisar com um biquine da irmã...imagina a situação!
  • em Paraty, não levei camisola e dormi com uma camiseta do meu filho....
  • não levei roupa de frio para o meu marido super calorento e ele teve que comprar pois estava frio em Gramado.
             Além de um momento divertido, ainda fica a experiência  de quem já passou  apertos por ter esquecido de algo.
            Procuro marcar com as crianças a hora de fazer as malas. Neste momento, conversamos sobre quantos dias passaremos e o que precisaremos. Juntos, começamos fazendo nossa lista: roupa para dormir, roupas íntimas, para sair à noite, passar o dia, piscina, higiene pessoal, meias, agasalhos e calçados. Como já estamos estudando a região com antecedência, já temos traçado um roteiro e estudado as questões metereológicas. Acaba virando um momento de farra e antecipação de viagem. 
                  Hoje, em casa, cada um arruma as suas malas, porém um confere as malas do outro. Assim, além de desenvolver a independência, aprimoramos também, o trabalho em equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.