Sempre defendi a idéia de que o final da aula, não é o momento da aula ideal para passar a lição de casa. Creio que o aluno deve terminar a aula feliz e com vontade de querer voltar. Se os últimos instantes de aula foram passados com a lição de casa, o aluno se despede “pesado”, com um mais um fardo sobre os ombros e pensando que mal terminou a aula e já tem obrigações a cumprir. Por isso, costumo passar a lição da aula após a correção da anterior, mas nunca ao final. O final tem que ser prazeroso: uma música, atividade lúdica ou jogo. Enfim, algo que deixe um gostinho de quero mais.
Uma vez ao buscar meu filho na aula de canoagem, os alunos pediram para o professor se poderiam ficar mais um pouco. O professor, para desapontamento dos alunos, respondeu que não seria possível, mas na quarta haveria aula de novo. Depois, ele me explicou que poderia ter deixado que eles remassem mais, porém se fizesse isso, eles sairiam da aula cansados e sentiriam preguiça de voltar na aula seguinte. Deste jeito, eles esperariam pela próxima aula com ansiedade e alegria.
Atualmente, procure não exagerar nas atividades pedidas. Lição de casa não é uma maneira de cumprir programa. Lição de casa é uma forma de favorecer a aprendizagem. Procuro explicar para os alunos que o cérebro grava aquilo que vê repetidamente, por isso, faz-se necessário repetir o que foi aprendido em sala de aula todos os dias. Nos dias de hoje é inútil esperar que o aluno fique uma tarde inteira fazendo lição de casa. O importante é a qualidade do que se passa. Surpreenda e seja criativo!
Para motivá-los, é interessante pedir algo que possa ser feito usando a tecnologia que tanto os atrai.Também, é importante conscientizá-los que a lição deve ser começada pelo que menos gostamos e cedo. Esperar pelo domingo na hora do Fantástico é uma tortura para toda a família pois encerra o domingo de uma forma deprimente e, muitas vezes, não há tempo suficiente para fazê-la. O aluno precisa fazer a parte que lhe cabe, pois o professor é mero facilitador, o caminho da aprendizagem depende do educando.
Aos pais cabe, perguntar, demonstrar interesse e até auxiliar indicando caminhos. O filho precisa saber que fazer lição de casa, não é uma opção, mas uma obrigação.
Cada um - pais, alunos e professores - precisam estar cientes e cumprir sua missão.
Aos pais cabe, perguntar, demonstrar interesse e até auxiliar indicando caminhos. O filho precisa saber que fazer lição de casa, não é uma opção, mas uma obrigação.
Cada um - pais, alunos e professores - precisam estar cientes e cumprir sua missão.
Olá Ana,
ResponderExcluirDevo admitir que nunca havia pensado assim. Sempre fui defensor de tentarmos sempre terminar as aulas "on a high note", de modo a estimular os alunos a querer voltar na aula seguinte. Mas a questão da lição de casa... muito bem pensado. Vou passar a ideia pra frente.
E gostei muito também do que o professor de canoagem disse. Ele tem toda a razão!
Um abraço,
Higor
Higor,
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário! São comentários assim que me animam a continuar compartilhando minhas ideias e experiências. Agradeço que passe adiante as ideias, pois este é o meu objetivo. Às vezes, caimos na mesmice do dia a dia e esquecemos desses pequenos detalhes.
Qto ao professor de canoagem, ele ainda acrescentou que deixá-los ficar acarretaria dores musculares pelo excesso de exercício e seria mais motivo desanimador ou até, dependendo do condicionamento físico de cada um, seria um fator impeditivo de ir à aula.Muito bem pensado, não é? Mais uma vez, obrigada!
Vou fazer a minha lição de casa!!!
ResponderExcluirAnna Silva, admito que nunca havia pensado assim. E é isso que nos motiva a continuar repensando o nosso trabalho, "Aprender a Aprender". Obrigada pela indicação. Não conhecia sua página, que inclusive está recheada de contribuições. Lembrarei disso cotidianamente, e confesso que até já passei lição de casa no início da aula, mas sem justificativas, a não ser para aproveitar o momento oportuno e evitar esquecimentos. Parabéns pelo seu trabalho! Abraços!
ResponderExcluirObrigada pelas suas palavras. Vc está certa quem não está sempre aprendendo, estaciona e regride.
Excluir