quarta-feira, 11 de maio de 2011

Meninos também são de Marte?


Certa vez, meu filho me disse:”- Mãe, você já falou isso, eu já entendi e você continua falando, falando...” Naquele momento, lembrei-me do livro Os homens são de Marte, as mulheres são de Vênus , de John Gray. Neste livro, o autor defende a tese de que a natureza masculina é diferente da feminina. Enquanto a mulher precisa dissertar sobre variados assuntos, o homem é mais focado, ou seja, uma coisa de cada vez. Por outro lado, o homem vai mais direto ao assunto e quer resolver rapidamente qualquer pendência. Verificamos essa diferença , claramente, nos programas humorísticos quando eles retratam um casal discutindo a relação. A mulher está sempre querendo conversar, trocar idéias, enquanto o homem é rápido e objetivo. Usando uma linguagem popular, ele vai direto ao ponto, sem meandros ou crises.

Da mesma forma, precisamos ficar atentas ao lidar com os meninos. Passar horas explicando, brigando ou elucidando um assunto é ineficaz. Como meu filho deixou bem claro para mim, seja objetiva e sem retórica. Com os meninos, o ideal é não usar figuras de linguagem nem ironia. Quero que faça assim ou não gosto que faço deste modo. Sem meias palavras nem abuso de vernáculo, simplesmente claro e rápido.

O reforço positivo é fundamental para todo ser humano, portanto, elogiar é um instrumento importantíssimo. Também, segundo o livro os homens não gostam de receber críticas ( quem gosta?) pois sentem-se defeituosos e, na mente masculina, tudo que não funciona direito precisa ser consertado. Por isso, mediante uma crítica, ele reage com agressividade ou isolamento pois fica procurando como se consertar.Como regra geral, em educação, reforçar os pontos positivos leva qualquer pessoa a repetir o padrão elogiado. Por isso, elogie muito e ignore os pontos negativos pois a tendência será não repetir o que não alcançou êxito. Estou tentando arduamente vencer minha natureza que é de Vênus e agir assim com os meninos.

Um comentário:

  1. Para nós mães de meninos e meninas, as vezes se torna bem complicado entender a cabecinha destes moleques, principalmente na fase em que estão entrando. Hormônios a mil.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.