domingo, 22 de maio de 2011

Dificuldade de aprendizagem: pontos de vista diferentes

Entristece-me quando escuto comentários como  “ Antigamente, se o aluno não aprendia repetia e pronto!” “Na minha época, não havia essas coisas de dificuldades de aprendizagem.” Na verdade, acredito que é uma visão muito simplista. Evoluímos como sociedade. A ciência e a tecnologia progrediram facilitando o acesso rápido a milhões de dados que antes  eram desconhecidos. Novas descobertas são feitas todos os dias e , graças a Deus, novas formas de aprender são descobertas e aperfeiçoadas diariamente.

Antigamente, as pessoas eram divididas entre as que “davam para os estudos” e as  que deveriam sair da escola. E, infelizmente, acabavam saindo mesmo da escola  com auto-estima abalada e sentenciados ao fracasso acadêmico. Hoje, com estudos mais avançados sobre o cérebro humano, podemos verificar estas dificuldades apresentadas pelos alunos ainda em tempo de impedir que a  auto-estima seja destruída. Quando o aluno apresenta dificuldade  em uma matéria, é uma questão pontual que pode ser determinada por dons e dificuldades naturais. Porém, quando a dificuldade se apresenta em muitas disciplinas, o ideal é iniciar uma investigação detalhada.Temos outras alternativas e técnicas que propiciam uma reversão dos casos. De maneira alguma, é um caminho fácil para o aluno ou para o professor. Porém, é um desafio que pode ser vencido. Deixemos de lado o conformismo e a opção mais fácil  e encaremos de frente o desafio de ENSINAR e fazer a diferença!

2 comentários:

  1. concordo c vc, na minha época eu repetia qtas vezes precisava, ficava na mão dos profs. e pronto. eu sempre tive TDAH, mas naquela época de militarismo, vixe, seria ultraje.
    minha filha se distrai muito nas aulas e as vezes não termina algo dado na classe, mas...vamos ajuda-la em casa pq senão ela vai passando de ano e vai fazer feio nos ENEN`s da vida..
    bj adorei o blog.
    aida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, eles precisam de acompanhamento e lembre-se eles super criativos, deixe-os voar e criar..

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.