sábado, 9 de abril de 2011

E assim começa o bullying...


Uma amiga-da-onça propõe para a outra amiga trocar um pé das sapatilhas e ir assim pra escola..cada pé com uma cor…A que recebeu a proposta não só topou como acreditou na amiga..Resultado: a amiga-da-onça foi de tênis pra escola e a crédula e inocente teve que aguentar a zoeira a manhã toda..amiga assim..ninguém precisa..Mas, a questão é muito mais complexa pois não se trata apenas de uma inocente traquinagem infantil. Esta brincadeira trouxe consequências sérias e duradouras. A partir daquele dia, as brincadeiras e "zoações" se eternizaram. A pobre menina virou alvo constante de piadas e apelidos. Passou a ser sinônimo de tudo que é considerado de mau gosto ou inapropriado. A vítima começou a fechar-se cada vez mais e isolar-se de todos. Temia ir para a escola e a auto-estima foi sendo arruinada.
Moral da História: Precisamos cortar o assunto assim que ele começa, sem perdão, sem dó. Não podemos substimar os danos causados no coração e na alma das pessoas..

6 comentários:

  1. Olá, Ana, tudo bem?

    Vi sobre o blog no twitter e resolvi dar uma checada. Muito bacana a iniciativa!

    Todas as questões debatidas são bastante interessantes e vi que vc dedicou especial atenção ao bullying.

    Só fiquei com uma dúvida sobre um post publicado anteriormente, que fala sobre o dia de natal, numa reunião na piscina.

    O assunto foi tratado na minha casa?

    Porque, se bem me lembro, a tal turma era a minha. Ou não?

    Essa era minha dúvida, porque, de todos aqueles apelidos, apenas a Dalhaça - e não “Lhaça”, como constou, apesar do significado correto no final – era da minha turma. Nunca houve nenhum dos demais citados no post. Nem mesmo na turma da minha irmã (afinal, há referência a uma turma por volta dos “23 anos”), pelo que perguntei a ela.

    Tínhamos, na verdade, outros apelidos bem melhores.

    Outro dia, inclusive na presença da Dalhaça e família, nossos amigos até hoje, estávamos comentando sobre esse assunto do bullying e concluímos que, se esse ele existisse na nossa época, é provável que tivéssemos sido presos (em que pese o exagero, mereceríamos) e que o Colégio Santista tivesse quebrado, por condenações judiciais, ainda naquele tempo.

    Particularmente, e com o respeito aos que entendem de outra forma, não acho que o assunto seja motivo de tanto alarde. Sou míope desde os 13 anos e era bem gorducho na época. Ouvi muito por conta disso, assim como tb tirei sarro sobre estes e outros temas (magreza, espinhas etc).

    Ninguém ficou traumatizado.

    Crianças e adolescentes têm a sua “maldade”, na minha opinião. Essa da sapatilha, inclusive, é genial. Mas ficou longe das que fazíamos e até hoje fazemos, pensando bem.

    Voltando ao assunto da minha turma (caso a referência estiver correta), a conclusão a que se chega, ao final do post, é a de que não há cidadãos formados nela.

    O julgamento é antecipado e equivocado. São meus melhores amigos da vida inteira e não fiz outros melhores em outras épocas, de faculdade e trabalho. São todos excelentes profissionais, dedicados ao que fazem, bons amigos, bons filhos e com opinião formada sobre diversos assuntos – inclusive o presente. Sob minha ótica, são bons cidadãos, sim.

    Convido vc a conhecê-los bem e a questioná-los sobre a questão do bullying, sobre o que pensam, até para que a nossa geração possa dar outra visão sobre o assunto, que poderá novamente fazer parte da pauta aberta no blog.

    Um grande beijo!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fico feliz que vc tenha visitado meu blog. Tanto no meu blog como no meu tumblr, eu misturo e conto histórias que me contam. Meu objetivo é justamente que as pessoas pensem e questionem juntamente comigo os pontos que estou refletindo. Também, não tenho respostas nem conclusões. Na minha época de escola, a mesma coisa acontecia. O meu questionamento é justamente esse “ Está pior hoje em dia ou sempre foi assim? “Observo meus alunos e tento comparar, porém não conclui nada definitivo ainda. Estou como coloquei no meu blog, observando e discutindo. Sei que você e seus amigos são cidadãos do Bem até porque não me cerco de pessoas que não considere do Bem.A frase com que encerrei o texto foi um alerta para os pais. Sabe, hoje em dia, infelizmente, a educação está ficando por conta só da escola, enquanto deveríamos ter uma parceria. De modo algum, referi-me a você. Gostaria muito sim que outros amigos seus dessem testemunho também, pois recebi muitos emails de pessoas que se sentiram vítimas de bullying e ninguém que, como você, tenha encarado essa fase sem traumas.
    Meu filho, eu aprendo muito com meus filhos, esta semana me disse que ele tem apelidos e não se importa – é só zoera – ( palavras dele), então isso não é bullying ( também conclusão dele).
    Na história das sapatilhas, que é real, a menina também não encarou como bullying. Coloquei este final apenas para que as pessoas pensassem sobre o assunto. Na verdade, quando comecei a escrever tanto o texto da piscina como das sapatilhas, eu ia dissertar sobre amizade. Porém, no caso das sapatilhas, essa história que aconteceu no Rio mudou o rumo do meu texto e na outra, a da piscina, foi um email que recebi de uma aluna, chorando muito, que me fez também, acabar falando de bullying.Obrigada pela colaboração. Mantenha contato. Tive algumas idéias com seu comentário sobre outros assuntos para discutir! E isso é valioso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ana, obrigado pela resposta.

    Que bom que não era sobre a minha turma, fico mais aliviado e eles tb vão ficar, uma vez que, quando leram, tb não se sentiram confortáveis.

    Acho que embolei as histórias, pelo fato de termos falado sobre a Dalhaça na piscina, no dia de natal, que tb acabou gerando uma pergunta do Leo sobre o bullying. Foi tudo uma infeliz coincidência.

    Com essa história esclarecida, deixo aqui as minhas desculpas pelo mal entendido e prometo voltar pra deixar minha opiniões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Anna,

    Isso que vc descreveu é bullying, mas o pior de todos é o bullying implícito, aquele em que a pessoa é "perseguida" por comentários sutis, sem nunca ter certeza de que estão falando dela... esse bullying tb é terrível e devastador.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com vc!!!!!Mas, alguma pessoas preferem não enxergar isso. É mais fácil ficar na defensiva e alegar que não é bem assim..fácil pra que não é o alvo..

    ResponderExcluir
  6. Por ser branca e loira sofri preconceito e fui machucada e ameaçada por duas meninas negras. As pessoas pensam que só o contrário acontece, mas não mesmo!
    Silvia Figueira

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.