O filme está, como dizem os adolescentes, bombando, por isso, não adianta esconder a cabeça num buraco como avestruz, fazer-de-conta que nada está acontecendo e que os jovens não estão assistindo o filme e lendo o livro. Como já dizia minha avó, se você não pode com inimigo, junte-se a ele. Veja o filme, discuta o filme e aproveite para ensinar informalmente como se você estivesse apenas comentando o filme. Tendo em mente, que tudo tem um lado negativo e positivo, vamos focar naquilo que pode ser discutido.
Primeiramente, precisamos deixar claro que a vida tão classificada por nossas avós como "fácil', não tem nada de fácil e carrega junto o uso de drogas, roubos e as doenças - não mencionadas no filme. Além disso, faz-se necessário chamar a atenção para um outro ponto. Sem dúvida, Rachel Pacheco é uma pessoa com um nível de escolaridade muito bom e uma capacidade de resiliência muito grande. De repente, estava num ambiente desconhecido e inóspito. Frente a esse fato, ela observou o ambiente, as pessoas, os pontos fracos e fortes de cada uma. Esta análise feita, começou a agir, impôs sua presença, conquistou as pessoas a sua volta, seja sendo simpática, forte ou oferecendo-se para trabalhar mesmo quando estava dispensada.
Trabalhou e continua trabalhando o seu marketing pessoal com diversas ferramentas ( com o corpo, escrevendo blog, dando entrevistas..). Soube cair e levantar, manter o foco, ou seja, é resiliente. Para encerrar, traçou o objetivo final, calculou financeiramente o quanto precisava para parar, quanto tempo levaria,economizou, parou com as drogas e atingiu sua meta. Qualquer um de nós pode e deve fazer um planejamento de vida.
Ensine o adolescente a pensar no futuro, no que deseja pra si mesmo e como fazer para chegar lá: estudar, vencer dificuldades pessoais, dedicar-se, traçar uma meta, focar e persegui-la. Ao mesmo tempo, estar preparado para mudar de rumo, reestruturar, traçar nova meta, recomeçar, cair e levantar.
De maneira alguma, estou defendendo o filme ou a história, estou apenas salientando que, é importante não abandonar nossos jovens com medo de falar no filme por falso moralismo.. Assista, discuta, converse sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.