Um blog sobre educação e tudo que se refere à vida como: finanças, amor, crianças, vida em família e escola.Visite meu novo site em: http://www.consideracoessobreeducacao.com.br/
domingo, 22 de setembro de 2024
Proibir é o caminho?
Proibir seria a solução? Se as escolas forem colocadas à parte dos celulares, quem ensinará às crianças e adolescentes sobre como usar de forma ética e benéfica a tecnologia da qual dispomos. Como controlar a utilização de celulares e tecnologia? Quem será responsável por provocar discussões sobre fake news? Quem ensinará a fazer pesquisas inteligentes? Os pais? Aprenderão sozinhos?
Creio que o ambiente escolar é o lugar adequado para essa aprendizagem sobre como, quando e onde pesquisar, quais os recursos são valiosos e quais são perigosos.
Acredito que devemos ter limite para o uso sim. Sabemos dos problemas de dependência e de distração causados pelos celulares, porém exatamente por isso creio que a escola não pode ser excluída do relevante papel que deve ocupar.
Em minha opinião, a decisão de proibir é muito simplista. Remove-se o que está causando dificuldades ao invés de ensinar a lidar com a questão.
Asssusta-me ver os pais que entregam para seus filhos, ainda bebês de um ano, aparelhos celulares. Vejo comumente em parques,shopping centers e restaurantes. Creio que seja irônico de nossa parte, proibir na escola, mas contribuir com o desenvolvimento do hábito desde o nascimento em muitos lares. E, por isso, questiono, se não estão aprendendo em casa, a única opção é a escola.
Por estes e outros motivos, acredito que a escola é o espaço onde esses debates devem ocorrer e o aprendizado deve ser direcionado para que, de forma saudável, a tecnologia possa ser usada.
E você? O que acha? Penso que toda a sociedade deve ser ouvida. Precisamos refletir sobre o tema e descobrir caminhos para a melhor forma de lidar com celulares e tecnologia.
Assinar:
Postagens (Atom)