sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Be real - redes sociais em sala de aula

Minha mãe sempre dizia “ Se você não pode lutar contra o seu inimigo, junte-se a ele.” Foi assim que Be real começou a fazer parte de minhas aulas. Todo dia eu notava a troca de olhares entre os alunos e alguns tentando disfarçar para conseguir postar na hora certa. E aí? O que fazer? Ignorar, impedir ou juntar-me a eles. Os alunos ficavam realmente muito animados quando eu dizia que era Be real time e respeitavam os dois minutos para postagem. Eu também prometia que em 40 minutos, haveria outro break para que pudessem ver o que os amigos tinham postado. Como educadora, é claro que a estratégia foi desenvolvida com o conhecimento que tenho de neurociências. Emoções positivas expandem a capacidade que temos para ser mais ponderados, criativos e abertos a novas experiências e que para atingir este estado nosso cérebro libera dopamina e serotonina que, além de propiciar a sensação de bem estar, sustenta as conexões neurais propiciando a manutenção da concentração e a habilidade para fazer análises e resolver problemas. Assim, com o cérebro em alerta, eu continuava a aula. As aulas fluíam melhor após este pequeno break. Utilizando as postagens eu conseguia rever gramática como presente contínuo, futuro, descrição, conditionals, reported speech e tantos outros pontos dentro de um contexto significativo para os alunos.Além disso, com os Be real de minha sala de aula, a boa propaganda da escola e das minhas aulas foi bem eficaz e sem custos. Junte-se ao inimigo, mas mantenha o controle da situação. O que é Be real? BeReal is a French social media app released in 2020, developed by Alexis Barreyat and Kévin Perreau. Its main feature is a daily notification that encourages users to share a photo of themselves and their immediate surroundings given a randomly selected two-minute window every day. ( fonte: Google serach)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.