quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

ChatGPT e as profissões atuais

Já ouviu falar em Chat GPT? Trata-se de um software que gera conteúdo completo com o simples digitar de algumas palavras chaves. O texto criado é muito em geral muito bem elaborado sendo capaz de criar também música e poemas com pedido feito por áudio ou por escrito. Alguns jornalistas já estão usando para redigir notícias simples meio robotizadas mesmo. A questão é se este software avançado poderá substituir redatores, editores, jornalistas, escritores, advogados e artistas? Como já se vem discutindo há algum tempo a Inteligência Artificial irá sim ser capaz de fazer muitos trabalhos ou tarefas de criação que são feitos por seres humanos atualmente. Foi realizado um teste no Brasil em que as questões do Enem 2022 foram aplicadas no programa. Se ele fosse um aluno, estaria na média dos alunos brasileiros. Algumas questões foram resolvidas de forma errônea, outras não foram resolvidas e a redação foi considerada sofrível, ou seja não passaria para Medicina, mas passaria para outras carreiras cuja nota de corte é inferior. Feitas estas colocações, é claro que o software será ajustado e conseguirá ser aperfeiçoado. O que será dos empregos? As pessoas têm que começar a pensar em recolocação e mudança de carreira. Como este processo não é rápido, está mais do que na hora de buscar outras qualificações. E como fica a educação e a escola para as novas gerações? Aquela tecla que temos batido incessantemente, a escola tem que desenvolver as habilidades que a IA ainda não consegue realizar: trabalho em equipe, empatia, liderança inteligente, análise de problemas, solução de conflitos, desenvolvimento de network, inteligência emocional, flexibilidade e raciocínio crítico levando em conta variáveis subjetivas. NOTA: Para mais reflexões, ouça o Podcast Avanços da inteligência Artificial do POD ISSO, meninas? na sua plataforma favorita.

3 comentários:

  1. Toda forma de reflexão é bem vinda. Lendo seu texto com uma didática elucidativa e sem julgamentos violinos, penso como nós sairemos dessas redes que aprisionam. Temos uma ciência do cérebro avançando desde os anos 90 e sinto q esses surgimento surgem para invalidar nossa liberdade e inteligência, principalmente a emocional. Gratidão imensa por sua contribuição . Precisamos de pessoas q saibam o que é para comer e o que podemos passar no cabelo. Kkkkkk. Abraço fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Greice!! É isso mesmo temos que saber separar o joio do trigo e estar sempre nos aprimorando. A conexão entre dois corações humanos ainda é essencial.

      Excluir
    2. Quis dizer julgamentos viróticos e a inteligência que é artificial e desumanizada escreveu violinos. Que fique claro q amo os violinos. Kkkkk

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.