domingo, 13 de novembro de 2022

Dicionários, ordem alfabética e eleições

Eis que era dia de votar, a fila estava enorme, as pessoas que trabalhavam convidavam os mais velhos a ocupar uma cadeira mais na frente. Sento na sala, com meu título de eleitor , observo a sala como um todo e descubro o motivo da fila interminável e demorada. Você passou por isso ? Então, a mesária simplesmente não era capaz de procurar e encontrar os nomes em ordem alfabética. A cada eleitor que votava, ela fechava o livro com os nomes e comprovantes de votação e recomeçava a olhar um por um. Eu via aquela cena e pensava: - Meu Deus, ela já ouviu falar em ordem alfabética? Na mesma semana, um rapaz me contratou para dar algumas aulas de forma ajudá-lo a passar em um exame seletivo para um mestrado e o que eu descobri? A dificuldade dele é que não é capaz de encontrar palavras em um dicionário e a prova que ele faria permitia o uso apenas de dicionários impressos. Nosso cérebro tende a categorizar ítens para que possamos memorizar melhor. Por isso, organizar tanto os ambientes como nossas ideias é muito importante. Experimente praticar organizar livros, CDS e qualquer lista em ordem alfabética sem ajuda de apps porque a ideia é exercitar o cérebro. Por isso, sugiro que voltemos a ensina às crianças a usar dicionários, pois afinal nem sempre temos acesso à internet e a computadores. Sugiro algumas atividades animadas para praticar ordem alfabética: 1- Os alunos, em pé, devem se organizar em ordem alfabética segundo o primeiro nome, depois o sobrenome, o dia de nascimento, o mês. Esta atividade fará com que conversem. logo estarão também se socializando. Gosto de iniciar o ano letivo com ela. 2- Dividir a classe em grupos, distribuir dicionários. O professor diz a palavra e o primeiro grupo que começar a ler a definição corretamente ganha um ponto. 3- Com dicionários e competição entre grupos, peço que encontrem e expliquem em voz alta uma palavra nova começando com uma letra escolhida previamente pelo professor. 4- Outras vezes, dependendo do livro que estamos lendo, peço que me digam em que página está a palavra que sugeri. 5- Uma outra possibilidade, especialmente em um idioma diferente, peço que encontrem e digam qual é a classificação da palavra: substantivo, adjetivo, advérbio. Há muitas possibilidades de trabalhar com dicionários de forma lúdica e ativa. Você tem outras ideias? Compartilhe nos comentários.

sábado, 5 de novembro de 2022

E eu perdi para o celular....

Você já olhou para a sua classe que percebeu que todos olhavam para seus celulares? Você olha o celular enquanto assiste uma aula? Se você respondeu sim a estas perguntas, é com você que eu quero falar. Não tenho dados estatísticos, mas atualmente vejo que meus alunos olham muito mais para o celular que para o professor. Percebo que antes os aparelhos ficavam no bolsa ou bolsa, porém atualmente já acompanham o material escolar em cima da mesa. E aí, resta a minha pergunta: quais as consequências dessa atitude? Fiz uma atividade com meus alunos, primeiramente passei o link de um quiz para verificar o quanto a pessoa estaria addicted ao celular? Fiz com eles simultaneamente e todos se surpreenderam com o resultado, inclusive eu mesma. O quiz divide os resultados em três categorias e a maioria de nós estava altamente dependente. Assustador! A seguir, propus um teste. Todos colocaram o celular em uma caixa e eu dei meia hora de aula. Após esta primeira etapa, perguntei como se sentiam. Eles me responderam que a princípio ficaram muito ansiosos, porém perceberam que prestaram muito mais atenção na aula. Ou seja, eles se conscientizaram de como o celular atrapalha o foco e, logo, a aprendizagem. Antes de devolver, coloquei todos os celulares em uma caixa transparente e deixei-a num ponto da classe onde todos podiam vê-la. Após trinta minutos, voltei a perguntar como se sentiam e me responderam que o fato de ver o celular e não poder olhar as mensagens deixou-os mais ansiosos. Conversamos bastante sobre as vantagens e desvantagens do celular e da tecnologia. Procuro planejar as aulas com atividades bem variadas e que mantenham os alunos entretidos.. Entretanto, confesso, que continuo perdendo minutos preciosos para o celular. Espero que consigamos encontrar um equilíbrio, mas enquanto este ponto não chega, discutir o assunto ainda é o melhor caminho, eu creio.
Imagem: https://br.depositphotos.com/57403861/stock-photo-modern-young-man-with-mobile.html Quiz: https://www.amexessentials.com/cell-phone-addiction-quiz/