Mind map ou mapa mental |
Provas finais chegando e como estudar de forma efetiva?
A primeira dica que é antiga e funciona muito bem é fazer o mind map ou mapa mental. Este método é antigo, porém muito eficaz. Ano passado fiz um curso sobre Dislexia e o aprendizado de línguas estrangeiras pela Lancaster University e uma das técnicas ensinadas para ajudar alunos com dislexia é o uso de mapas mentais. Utilizo muito como pré-atividade para relembrar vocabulário antes de iniciar uma discussão em inglês. para quem gosta de tecnologia, há aplicativos como o simple mind que ajudam a montar os gráficos e estudar. O mapa mental cria novas conexões e abre gavetas de memória que ficaram registradas em aulas anteriores.
Os neurocientistas e especialmente os especialistas em fisiologia do movimento recomendam muito escrever à mão.
Outro ponto que também é indicado é ouvir música 8D para equilibrar emoções e evitar o famoso branco. Esse branco acontece quando o sistema límbico assume o controle total. Escolha sua música favorita em 8D e ouça antes da prova. A música em 8D funciona como reboot no cérebro. Além do que, música sempre traz benefícios. Costumo tocar música e receber os alunos seja no online ou presencial com música. Penso que é uma preparação e eles já iniciam a aula com bom humor e alegria. A música ativa a área do foco.
Por fim, recomendo a atividade física. Especialmente agachamentos, pular em uma perna alternando e polichinelo. Se não consegue fazer esses exercícios antes da prova, desenhe o número 8 pelo menos 30 vezes. esta dica costuma ser dada, para vestibulando e
ajuda a serenar o sistema límbico propiciando tranquilidade.
Bem, estude, reveja os itens principais e boa prova!
Mind map |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.