Um blog sobre educação e tudo que se refere à vida como: finanças, amor, crianças, vida em família e escola.Visite meu novo site em: http://www.consideracoessobreeducacao.com.br/
terça-feira, 8 de setembro de 2020
Produção de texto e inclusão digital
Despertar o interesse dos alunos por escrever nem sempre é uma tarefa fácil. Redigir um texto exige uma preparação em termos de aprofundar o assunto, organizar ideias e sentar para escrever e editar. Como despertar e motivar os alunos?
Revendo estratégias anteriores, lembro que usar blogs aqueceu um pouco o interesse dos alunos até para compilar informações e ser uma ferramenta de estudo e revisão de conteúdo. Os vídeos são realmente um atrativo e cumprem seu papel desde que o roteiro tenha sido trabalhado anteriormente, embora a apresentação exija outras habilidades a serem trabalhadas também.
Com a pandemia, o melhor caminho que encontrei e compartilho com vocês até esperando que me tragam outras sugestões também, foi a utilização do Padlet. O Padlet é uma plataforma que pode ser usada gratuitamente, mas também oferece muitos outros recursos na versão paga.
Primeiramente, trabalho com os alunos em aula AO VIVO, as etapas do processo de criação de formas variadas e adaptadas aos diversos estilos: lemos e discutimos textos, exploramos possibilidade de soluções e proponho discussões em grupo. Através do mind map, tecemos os assuntos a serem tratados no texto. Então, apresento a plataforma, explico o funcionamento exemplificando online, posto alguns modelos de textos e definimos o público alvo daqueles textos.
O trabalho tem sido apresentado de forma incrível. Os alunos ficam tão motivados que começam a trabalhar nas postagens tão logo a aula termina.
O essencial é caminhar junto com o aluno despertando o prazer de escrever e elogiar tudo o que eles conseguirem produzir. Costumo, comentar e elogiar não apenas nas postagens mas também nos grupos que temos de forma a despertar o interesse dos que ainda não se atreveram a começar.
Recomendo muito ao alunos que escrevam sobre suas emoções mantendo um diário e também que tenham um caderno onde registram suas preocupações. Explico para eles que escrever à mão o que sentimos ou o que nos preocupa ajuda o cérebro a processar melhor a situação enfrentada e a reduzir a ansiedade.
E vocês? Compartilhem plataformas e ideias, por favor!
Um de meus padlets para alunos do curso básico de inglês
https://padlet.com/silvamss/9xu2xm0pc6ssruft
Tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=-5uUe9Tzyyo
Assinar:
Postagens (Atom)