Num tempo não tão distante,
participei de um Congresso de
professores de língua inglesa e numa das palestras, Penny Ur e Andrew Writers, defenderam a ideia de que
toda aula deveria iniciar com um pre warm -up. Warm-up é a expressão usada para definir o aquecimento que fazemos antes de começar exercícios físicos.
Mas, qual a relação com aulas de Inglês?
O aquecimento de exercícios auxilia a oxigenação dos
músculos melhorando o desempenho e evitando lesões. Na aula de inglês, a função
do warm-up é “aquecer” o cérebro predispondo o aluno a falar inglês e entrar no “ modo” aula. O warm-up favorece
que o aluno comece a pensar em inglês naturalmente e fique mais concentrado. As atividades escolhidas devem ser simples,
pois a ideia é realmente despertar o cérebro. Devemos evitar desafios ou grande
nível de reflexão ou análise.
Normalmente, opto por atividades lúdicas como jogos,
músicas, uma conversa informal, um comercial, algumas cartas, alguns exercicíos
tipo I-spy ou Simon says. Entretanto,o que é um pre warm-up?
Segundo os autores do livro Five-minute activities, antes de
fazernos o warm-up, uma atividade curta deve ser feita. Assim, que os alunos
chegam na classe, a atividade já deve
estar escrita na lousa ou as figuras
espalhadas pelo ambiente. É o primeiro contato com o aluno. O livro mencionado
acima elenca várias atividades e
recomendo-as muito. É meu companheiro constante. Algumas sugestões são:
encontrar a frase que contém erro, elencar adjetivos em ordem alfabética,
numerar matérias em ordem de preferência, completar uma árvore genealógica e
muitos outros.
Em tempos de aulas online, aconselho manter os alunos ocupados, preferencialmente
já usando o tema ou língua em estudo, enquanto os outros alunos ainda estão
acessando a plataforma ou conferindo áudios e vídeos. O objetivo é ir
envolvendo os alunos enquanto aguardam que todos já estejam logados. Eu costumo
mandar pelo chat por exemplo alguns
riddles tipo:
I can
be long and thin.
You use me to write words or color pictures
Children take me to school
I can be blue or black or green
What am I?
( a pencil)
Atividades curtas, simples, leves e preferencialmente
divertidas que engajem os alunos são
ótimas opções para o pre warm-up.
Tirinhas são também fonte de diversão,
assim como tongue twisters. Enfim, planeje desde os primeiros segundos
de aula.
Adoro suas postagens Ana!! Sempre aprendo com elas. Parabéns pelo seu trabalho e conhecimento constante. Bjos
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir