sexta-feira, 21 de junho de 2019

Árvores e dificuldades de aprendizagem



Do alto, observando da sacada de nosso apartamento, meu pequeno filho de 5 anos lamentava o corte da árvore que ficava do outro lado da rua. Ele estava realmente sentido com a cena. A tristeza era clara em seus olhos, enquanto dizia que ele havia adotado aquela árvore, revoltava-se com o morador que  pediu a retirada da árvore.
Lembrei-me desta cena ao ler sobre o livro de Matthew Silverstone, Blinded by Science. De acordo com o autor, ”a relação do corpo humano ao ter contato com as árvores geraria uma onda  de vibração que afetaria todo nosso sistema biológico através do toque.” Segundo ele, essa vibração ajudaria a melhorar a saúde e tratar doenças comuns que vão desde dores de cabeça até problemas mais graves, como depressão, hiperatividade e déficit de atenção.”
Ainda não há provas científicas desse fato, porém lembro que a professora do maternal de meu filho costumava dizer que, quando as crianças estavam muito agitadas, ela as levava para o pátio e  praticavam abraçar as árvores.
Deepak Chopra chama isso de potencialidade pura e recomenda este contato com a natureza como uma das sete  leis espirituais do sucesso.
Por isso, recomendo esta conexão assídua com a natureza como uma forma de recuperarmos a saúde, a tranquilidade e eliminar o stress. Que tal uma roda de leitura ou conversa no pátio próximo ao jardim? O simples fato de sair de sala de aula já  provocará um pouco mais de foco perante o novo.

Um comentário:

  1. Perfeito Ana!! A interação entre alunos e a natureza e todos os seus correspondentes é vital numa sociedade, sobretudo qdo a proximidade com os colegas esta comprometida pelo excesso de virtualidade. Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.