quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Parte da família


Içami Tiba afirma em um de seus muito livros que jovem que não se sente integrado à família é jovem perdido. Para não perder um filho, ele tem que se sentir parte importante na dinâmica familiar e para tanto precisa ter responsabilidades. Somente sendo peça fundamental na engrenagem familiar, ele  terá o sentimento  de pertencimento efetivo ao núcleo.
Lembrei que em casa, cada um tinha suas obrigações e conforme ficávamos mais velhos trocávamos com os mais novos e adquiríamos outras. Sentíamos isso como um upgrade e não um aumento na responsabilidade, mas era exatamente isso. Por exemplo, primeiramente, eu era a responsável por buscar pão todo fim de tarde na padaria. Com o tempo, essa tarefa passou para meu irmão e eu comecei a fazer compras no supermercado que era mais distante. Primeiro eu lavava louça, depois passei a cozinhar. E, assim, cooperávamos, sentíamos que éramos peças importantes na organização familiar, mediamos nosso crescimento e aprendíamos a conviver em família. 
O quadro acima, elenca as tarefas que podem ser atribuídas às crianças de acordo com a faixa etária. Na escola, trabalhamos a autonomia. Mas, este trabalho precisa ser desenvolvido em casa também. Amar é preparar para a vida.

Um oferecimento,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.