sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Escuta atenta em tempos de comunicação

Escuta atenta
Irônico pensar que na era da comunicação, ouvir é tão raro. Há um certo receio de se perder em si mesmo ou nos pensamentos. Por isso, não escutar constitui-se uma estratégia  de proteção.
Ouvir é raro. Precisamos limpar os ruídos dos próprios pensamentos, hábitos de pensar, pesar, avaliar. Às vezes, não ouvir é um mecanismo de defesa, um temor de se perder em si mesmo, ou seja uma proteção. Ouvir exige um desprendimento que deve ser exercitado, pois é proeza bem difícil.
Neste caminho, é importante lembrar que todo mundo tem uma história. Ouça essa história do começo ao fim sem julgamentos. Entre em sintonia. Imagine que você está garimpando ideias para planejar o próximo passo.  A escuta atenta proporciona uma compreensão das situações, dos sentimentos e pensamentos das pessoas ao seu redor, aprofunda a empatia, conquista engajamento e credibilidade.
Uma técnica é ouvir os pontos críticos para poder investigar melhor e descobrir a raiz do problema. Ouvindo você será capaz de entender o cerne da questão e recomendar a solução. Faça perguntas abertas, sem acusações, deixe que o outro compartilhe suas motivações, aspirações, alegrias, dores, preocupações e pontos críticos. Por exemplo, não se aproxime de um menino já dizendo “ Você quebrou o vidro da janela de propósito, não foi? Faça uma pergunta aberta “ Olá, Fulano. Conte-me o que foi que aconteceu na sala de aula.” Soa mais como um convite. E realmente, ouça, apenas escute atentamente. Jennifer B. Kahnweiller, em seu livro A Força dos Quietos, sugere que o ouvinte mantenha-se numa ilha de calma, sem interromper nem pressionar, pois o silêncio pode levar o outro a revelar mais sobre si mesmo.
Os principais passos são:
- ouvir atentamente inclusive com a postura corporal; demonstre verdadeira disposição para ouvir.
-resuma o que foi dito com suas palavras,
-faça perguntas abertas,
-ajude a pessoa a entrar em ação.

Saber é ouvir é essecial seja em casa, no trabalho ou em momentos de lazer. Desenvolva esta habilidade.

Sugestão de leitura:

 A Força dos Quietos, Jennifer B. Kahnweiller

 Texto: Você sabe ouvir? Artur da Távola

Um oferecimento:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.