sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Saudade de comida

Você já deve ter dado vários presentes de Dia das Crianças, Natal e aniversários, não é?
Meu filho está em  um programa de intercâmbio e me cobrou que queria o presente de dia das crianças. E qual não foi minha surpresa ao ler na mensagem do what´s app que ele queria guaraná de presente??? !!!!! Ele raramente  bebia guaraná!!!! E, ainda acrescentou, feijoada e café.  
O que não faz uma viagem….
Já sentiu saudades de um idioma? Eu já. Percebi que esse sentimento existia ao chegar no aeroporto no Brasil e ouvir as pessoas falando em português. Foi uma sensação tão gostosa! Eu já havia feito várias viagens, mas sempre em países onde a língua predominante é o inglês e, neste caso, sinto-me completamente à vontade, como primeira língua mesmo. Porém, após um período na Argentina, ouvir português foi um bálsamo.
Numa outra viagem, observei como meus companheiros de viagem sentiam tanta falta  da comida brasileira a ponto de procurar restaurantes brasileiros.
Particularmente, não sinto falta de gêneros alimentícios, mas do idioma, às vezes um pouco. Vontade de afeto e de expressar coisas que veem das entranhas,  bem visceral lá da época da gestação quando ouvíamos a voz de nossa mãe ainda dentro do útero materno.
Enquanto isso, vou caprichando no guaraná para meu filho intercambista e nas paçoquinhas, porque sei que ele também sentirá saudade desses itens quando voltar para a terra dele. Às vezes, intercalo com “ himbeeren” para que ele amenize a saudade de casa também.
Afinal, saudade é o amor que fica! E se temos saudade é porque vivemos e bem!!! Por isso, resta-nos agradecer é relembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.